Rússia autoriza novos frigoríficos de carne bovina a exportarem para o país

O serviço sanitário russo Rosselkhoznadzor habilitou mais dois frigoríficos de carne bovina brasileiros a exportarem para o país desde sexta-feira (11), segundo informações no site do órgão sanitário russo.

A unidade da Cooperfrigu em Gurupi (TO) e a planta da Minerva em Paranatinga (MT) foram as contempladas com a autorização.

O mercado russo está reaberto para as carnes bovina e suína brasileiras desde novembro de 2018, após ter ficado fechado por cerca de um ano sob o argumento de que a substância ractopamina, proibida no país, tinha sido encontrada em alguns lotes de produtos brasileiros.

À época do anúncio da reabertura do mercado, a Rússia habilitou cinco frigoríficos de carne bovina e quatro de carne suína brasileiros.

A planta habilitada da Cooperfrigu tem capacidade de abate de 820 animais/dia e já exporta cerca de 30% de sua produção, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), da qual a empresa é associada.

A Minerva não quis comentar sobre a habilitação de seu frigorífico. A unidade de Paranatinga pertencia à Marfrig até janeiro deste ano, quando foi entregue à Minerva em troca da planta de abates desta empresa em Várzea Grande (MT).

Desde que retomou as compras do Brasil, a Rússia vem elevando as importações lentamente. O país comprou 51.839 toneladas de carne bovina brasileira de janeiro a setembro, bem abaixo das médias históricas anuais de 150 mil toneladas verificadas antes do embargo, segundo a Abrafrigo.

Por Anna Flávia Rochas

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Rússia autoriza novos frigoríficos de carne bovina a exportarem para o país

error: Conteúdo protegido!