Setor de carne de frango enfrenta desafios em 2019

A indústria de carne de frango brasileira ainda enfrenta restrições de vendas por alguns mercados internacionais compradores em 2019, mas perspectivas de melhora no consumo doméstico e redução nos preços de milho são favoráveis para o segmento, segundo avaliação do Rabobank na semana passada.

“A indústria brasileira continua a se recuperar após uma perfeita tempestade em 2018. Entretanto, o Brasil ainda enfrenta desafios para acessar os mercados-chave saudita e da União Europeia, enquanto o acesso à China está garantido, embora com condições incertas”, escreveram os analistas do Rabobank em relatório.

Eles avaliam que “ainda é muito cedo para dizer que 2019 será menos desafiador que 2018”.

Nos primeiros dois meses de 2019, o Brasil exportou 598,7 mil toneladas de carne de frango, queda de 6,6% em relação aos embarques do mesmo período do ano passado.

O Rabobank considera que a indústria brasileira de carne de frango inicia 2019 com importantes desafios, incluindo a redução do número de plantas autorizadas a exportar à Arábia Saudita e a continuidade das restrições pela União Europeia.

China fechou recentemente um acordo de preços mínimos com 14 exportadores de carne de frango do Brasil, medida que encerrou tarifas antidumping aplicadas a estas empresas mas que ainda limita a competitividade dos produtos brasileiros.

Já no mercado doméstico, o Rabobank vê uma recuperação mais rápida que o esperado no consumo de carnes, que pode voltar aos patamares observados antes do período de crise.

A maior oferta de milho no território, considerando perspectivas de uma melhor safra de inverno em relação ao ano passado, também colabora para sustentar uma estimativa positiva para o setor de carne de frango brasileiro em 2019. Mas o Rabobank pondera que as condições do tempo nas semanas seguintes serão decisivas para confirmar as estimativas de produtividade para o milho neste ano.

Por Anna Flávia Rochas

 

Fonte: CarneTec Brasil

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Setor de carne de frango enfrenta desafios em 2019

error: Conteúdo protegido!