Além da capital paulista, os municípios de Arco-Íris, Caconde e São José do Rio Pardo se somam às cidades que recebem o projeto que oferece exames gratuitos a mulheres
O projeto “Semear é Cuidar”, uma iniciativa do Sistema FAESP/SENAR-SP em parceria com a Comissão Semeadoras do Agro, foi lançado nos municípios de Arco-Íris, São Paulo, Caconde e São José do Rio Pardo, oferecendo exames gratuitos e conscientização sobre prevenção de doenças. Os serviços, totalmente financiados pelo Sistema FAESP/SENAR-SP, incluem mamografias, e no caso de haver alguma suspeita de existência de tumor, ultrassonografias mamárias, biópsias e exames laboratoriais – todos por laboratórios privados.
Palestras de conscientização sobre cuidados preventivos ao câncer de mama, de colo, de útero e de pele também são abordados. A presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Julia Farah, celebra a atuação conjunta do Sistema Faesp/Senar-SP e as demais entidades envolvidas no projeto. “O programa Promovendo a Saúde no Campo, do Senar-SP, é o ponto de partida para essa rede de apoio às mulheres, com a união a outros parceiros, como as ONGs OrientaVida e Pense Rosa, secretarias de saúde locais e os sindicatos rurais. Com a união de todos, chegamos mais longe no tratamento e prevenção”, diz.
Arco-Íris (18/03): Na extensão de base do Sindicato Rural de Tupã, o “Semear é Cuidar” contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Tupã e diretor primeiro secretário da Faesp, Marcio Antonio Vassoler, e do prefeito de Arco-Íris, Aldo Mansano Fernandes, destacando o impacto social positivo do projeto na comunidade local.
São Paulo (19/03): O lançamento ocorreu no Instituto Hondatar, braço social do Hondatar Advogados, que atua na erradicação da pobreza, educação e cidadania. O encontro, que teve iniciativa do Sindicato Rural de São Paulo, permitiu compartilhar a missão do projeto e enfatizar a importância do cuidado com a saúde feminina. A equipe do “Semear é Cuidar” agradeceu ao Instituto Hondatar pela receptividade e troca enriquecedora.
Caconde (20/03): Em parceria com o Sindicato Rural local, o projeto promoveu um dia de aprendizado sobre a saúde da mulher, abordando temas como prevenção, bem-estar e autocuidado. A iniciativa reforçou a relevância da atenção à saúde feminina no contexto rural.
São José do Rio Pardo (20/03): O “Semear é Cuidar” levou informação e conscientização às mulheres do município, enfatizando a importância dos cuidados preventivos. O evento foi marcado por diálogos significativos e contou com o apoio do Sindicato Rural, evidenciando a parceria essencial para o sucesso da iniciativa.
Fonte: FAESP