Pelo segundo ano seguido, SP não registra invasões de terra; ações integradas pretendem derrubar ainda mais, os índices de criminalidade no campo
O Governo de SP anunciou, na segunda-feira, dia 28, durante a Agrishow 2025, ações para fortalecer a segurança pública nas áreas rurais do estado de São Paulo, protegendo a vida, o patrimônio e as propriedades da população rural paulista. As ações visam a expansão estadual de um programa de segurança no campo e a criação de sedes de batalhões policiais nos municípios paulistas que possuam unidades do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter), da Polícia Civil paulista.
Por meio das Secretarias de Agricultura e Abastecimento (SAA) e Segurança Pública (SSP), São Paulo ampliará a atuação do Grupo de Investigação em Área Rural (Giar), da Polícia Civil, para todo o estado. A iniciativa pretende garantir a segurança da população rural paulista, esclarecendo crimes e desmantelando quadrilhas que atuam no campo. “A primeira unidade do gênero criada em Botucatu apresenta números expressivos na redução de furtos e roupas no campo. Além disso, aumenta a comunicação entre policiais e produtores rurais”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.
O Giar é um departamento especializado na segurança de áreas rurais. Criado em 2021, previne e combate crimes como roubo de cabeças de gado, tratores, caminhões, trilhos e sítios, além de grupos que realizam abate clandestino, instalação de apiários irregulares nas propriedades rurais, entre outros crimes. Além de prisões e recuperação de bens, o programa inibe a criminalidade com ação preventiva dos policiais, com rondas pela região rural.
O Governo paulista também assinou, por meio da Secretaria de Agricultura, a cessão de imóveis da Pasta, em Jundiaí, para batalhões da Polícia Militar de São Paulo, com o objetivo de atender as demandas de segurança da região. “Por meio da harmonia e integração entre as pastas, estamos ampliando a segurança, permitindo que homens e mulheres do campo possam produzir com mais segurança e tranquilidade”, enfatizou Piai. Outra novidade na área é a questão do endereçamento digital que permite a localização da propriedade com maior agilidade e eficiência”.
Em Jundiaí, a SAA cede uma área para abrigar a 2ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia do Interior (BPMI).
Pelo segundo ano consecutivo, SP não registra invasões de terra
Após dez anos de sucessivas invasões de propriedades rurais durante o feriado de Carnaval, eventos conhecidos como “Carnaval Vermelho”, o governo de São Paulo não registrou nenhum caso de invasão pela segunda vez no período.
A gestão paulista informou que, entre 2023 e 2024, regularizou mais de 200 mil hectares de terra no estado e realizou a entrega de mais de 3 mil títulos rurais, fator determinante para a supressão dos conflitos, segundo o Executivo Paulista.
A Lei Paz no Campo foi sancionada em 2022 e garante um processo menos burocrático para a concessão de títulos de terras rurais. O secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, afirma que o segundo ano consecutivo sem registros de invasões é indício de que a política paulista está no caminho certo.
“Estamos vendo o resultado de uma gestão que prioriza a segurança jurídica e que preza pela paz no campo. São Paulo tem orgulho em levar dignidade aos assentados e reduzir a influência de movimentos ilegais que os tornam massa de manobra. O governo segue atento a possíveis mobilizações, sempre prezando pela propriedade privada”, acrescenta o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo