Laboratórios do Mapa receberam visitantes de instituições de ensino para apresentar estrutura e atuação
Voltada à comunidade acadêmica, a Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoveu a primeira edição do programa “LFDA de Portas Abertas”. A ação teve como objetivo aproximar os estudantes e professores das atividades realizadas pelos laboratórios da Rede, apresentando a infraestrutura, os temas estratégicos e o papel da análise laboratorial na garantia da sanidade agropecuária e da segurança dos alimentos no Brasil.
Durante dois dias, aproximadamente 350 visitantes participaram da programação, que incluiu apresentações institucionais e visitas guiadas aos laboratórios. Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto atividades relacionadas à vigilância de doenças animais e vegetais, controle de resíduos, identificação de pragas, entre outros temas. Algumas unidades também promoveram demonstrações de técnicas laboratoriais em ambientes controlados, como classificação de vegetais e visualização de culturas microbiológicas.
“Por meio dessa ação, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa reafirma seu compromisso com a transparência, a formação científica e a valorização dos profissionais que atuam na defesa agropecuária”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Para garantir a segurança e o controle de acesso às unidades, todos os participantes realizaram previamente sua inscrição por meio de formulários online, com envio de documentação pessoal, conforme as diretrizes de proteção adotadas pela Rede.
As visitas foram organizadas em turnos, com duração máxima de quatro horas, e respeitaram normas específicas de biossegurança e proteção de informações sensíveis. Os encontros foram realizados nos dias 6 e 8 de maio.
Uma nova edição do programa está prevista para outubro.
Fonte: MAPA