Lançado dia 28 durante a Agrishow, programa já tem dois grandes eventos marcados em Ourinhos e Guararapes
Idealizado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), o programa Agro Jovem ganha campo e já conta com dois eventos ainda para esse semestre. A primeira delas será em Ourinhos no dia 5 de maio e a segunda entre os dias 27 e 29 de junho em Guararapes, como antecipa Luiz Eduardo D’Urso, coordenador do programa. A ideia é fornecer ferramentas para aprimoramento profissional destes jovens, viabilizando a sucessão familiar de forma mais tranquila e eficaz.
O programa envolve diversas iniciativas: a criação da Câmara Temática Agro Jovem, eventos municipais e regionais, a criação do Prêmio Agro Jovem, entre outras. “Para participar da premiação os jovens terão que apresentar ideias e projetos que deverão ser apreciados por uma banca selecionada pela Secretaria. “Nossa maior preocupação é manter o jovem no campo, mas que ele tenha qualificação técnica para poder desempenhar melhor seu trabalho no campo. Ele precisa estar preparado para atender as demandas da agroindústria”, ressaltou o secretário da pasta, Guilherme Piai, que participou do lançamento do programa.
O Agro Jovem já conta com diversos parceiros e prefeituras interessadas em adotar o programa. Entre eles a prefeitura de Guararapes, como anteciparam, Daniel Stringuetta Pardinho, diretor municipal de Agricultura, o vereador João Victor Bittencourt e o diretor de Meio Ambiente, Altair Pereira Neves. Com forte vocação para agricultura, pecuária e avicultura, o município já está estruturando o Agro Jovem na cidade. “Já temos entre 300 e 500 pessoas interessadas e comprometidas no desenvolvimento do programa em Guararapes”, comenta Daniel.
Agro nas redes
O evento contou ainda com um bate-papo do secretário Guilherme Piai com influenciadores do agronegócio. Preocupado com falsas narrativas internacionais e até nacionais sobre o agronegócio brasileiro, Piai reconhece o poder de uma comunicação eficiente para manter a reputação do agro do setor. “A nossa história tem que ser bem contada e por pessoas capacitadas. E os influencers podem desempenhar esse papel de forma rápida atingindo em segundos milhares de pessoas”, observou o secretário.
Ele convidou os participantes para serem parceiros nessa empreitada, criando conteúdos com qualidade e informações corretas sobre o agro, que responde por quase 50% do PIB brasileiro. Reconhecendo os gargalos do segmento, enumerou alguns desafios, como irrigação, crédito, seguro rural, armazenamento entre outros. “Precisamos vencer as barreiras e o preconceito com o agro nacional. Isso acontece porque as pessoas não sabem como produzimos tudo o que consumimos. Estou abrindo esse canal de comunicação entre a SAA e os influencers. Estamos de portas abertas para sanar dúvidas e ajudar na produção de conteúdo qualificado”, ressaltou Piai.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo