O processo para a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira tem avançado nos últimos meses, com expectativas de que possa ocorrer entre o terceiro e o quarto trimestres deste ano, segundo representantes da indústria.
O diretor de Finanças da Minerva Foods, Edison Ticle, disse em teleconferência com analistas na quinta-feira (8) que vê “uma chance real” de abertura do mercado do Japão para a carne bovina do Brasil até o início do quarto trimestre.
“A gente acredita que esse processo vá andar e provavelmente até setembro ou outubro a gente vai ter boas notícias e, provavelmente, o Brasil vai estar aprovado pra exportar”, disse Ticle.
O processo de abertura do mercado japonês para a carne bovina da Argentina, onde a Minerva também tem operações, também está avançado e é esperado para os próximos meses, segundo o diretor comercial internacional da Minerva, Martin Di Giacomo, durante a teleconferência.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, disse em coletiva de imprensa na sexta-feira (9) que autoridades japonesas virão ao Brasil na segunda quinzena de junho para avaliar o sistema brasileiro de inspeção sanitária federal, um dos últimos passos que antecedem a aprovação final.
“Eu estou muito confiante que neste ano nós vamos ter a abertura do mercado japonês”, disse Perosa.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil