Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o biólogo Pedro Lopes Bezerra está desenvolvendo um estudo que pode trazer bons ganhos produtivos à aquicultura nacional. Intitulada “Avaliação da cobertura plástica no crescimento de tilápia e produtividade de lemna em sistema de recirculação de água”, a pesquisa objetiva encontrar formas mais eficientes de criar tilápias, testando o uso de coberturas plásticas sobre os tanques e combinando essa criação com o cultivo de lemna (Landoltia punctata), uma pequena planta aquática que pode servir como complemento alimentar para os peixes.
Para isso, serão instalados sistemas de recirculação de água (RAS), cada um composto por nove tanques circulares com capacidade útil de 500 litros, além de um tanque de decantação de 16 m², com volume total de 20 m³. Nos experimentos, os peixes receberão três tipos diferentes de alimentação: apenas ração, uma mistura de ração com lemna seca e uma mistura de ração com lemna fresca. O estudo busca entender se a inclusão da lemna pode reduzir a dependência da ração tradicional sem comprometer a saúde e o crescimento dos peixes. Além disso, a pesquisa avalia se essa abordagem pode ajudar a manter a qualidade da água e tornar o processo de criação mais sustentável.
Pedro Lopes Bezerra conduzindo experimentos para sua pesquisa
De acordo com o estudante, “fazer o mestrado no Instituto de Pesca está sendo uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante, pois, além de estar conhecendo várias novas áreas, estou em contato com profissionais com um vasto conhecimento e muito tempo de experiência na área, o que facilita muito nosso aprendizado no decorrer do curso e que com certeza vai agregar muito na nossa carreira profissional”.
Segundo o pesquisador científico, coordenador do Programa de Pós-Graduação do IP e orientador de Pedro, Vander Bruno dos Santos, “essa pesquisa que estamos conduzindo com o Pedro e em parceria com a Unicamp, trará informações importantes sobre a influência do filme plástico de cobertura de estufa em sistemas de recirculação de água, associada à presença de lemnas, com importante papel na manutenção da qualidade da água e alimentação das tilápias, contribuindo para a sustentabilidade da produção”, finaliza.
O trabalho desenvolvido por Bezerra foi tema, nesta sexta-feira, 21, de mais um capítulo da série “Pós em Ação!” nas redes sociais do IP. Acompanhe para conhecer essas e outras pesquisas que vêm transformando a aquicultura paulista.
Por Andressa Claudino
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Assessoria de imprensa IP
Núcleo de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo