Legenda: Lideranças Luis Madi, Flávio Martins Montenegro, Eloísa Garcia, Claire Sarantópoulos e Roseli Ferrari, do Ital; inovações em café, cacau e trigo são algumas possibilidades de pesquisa no novo laboratório (crédito: Antonio Carriero/Ital)
Nova instalação homenageia o professor Antonio Marsaioli Junior, referência na área que atuou como pesquisador voluntariamente por 14 anos
Micro-ondas e plasma não térmico, além de ultrassom, infravermelho e ultravioleta, ganham destaque entre as atividades do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com a inauguração do Laboratório de Tecnologia Aplicada de Micro-ondas e Plasma Prof. Antonio Marsaioli Junior (LabTec MO&PLA – AMJ) na última semana.
Com enfoque prático e interdisciplinar, a nova instalação é vinculada ao Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) do Ital e localizada junto ao Tropical Food Innovation Lab. “Essa área de pesquisa gera resultados promissores em muitas linhas de processamento de alimentos. Nos últimos três anos, trabalhamos em dois projetos de mestrado do Ital junto ao NPOP-PBIS e um projeto Fapesp com doutoranda e sua orientadora da FEA-Unicamp [Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas]”, relatou Flávio Martins Montenegro, pesquisador responsável pelo novo laboratório, integrante da direção do Cereal Chocotec e assessor da diretoria do Instituto.
Flávio assumiu a área ao concluir seu doutorado em Tecnologia de Alimentos pela FEA-Unicamp, que gerou duas tecnologias patenteadas a partir de micro-ondas e plasma não térmico para controle de propriedades físico-químicas de grãos, cereais e farinhas e de propriedades tecnológicas das proteínas e amidos, atendendo diferentes setores da cadeia produtiva, desde a secagem e tratamento no armazenamento até moinhos e indústrias de insumos e de alimentos. Em sua tese, orientada pela docente Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici, contou com co-orientação de Michele Nehemy Berteli, pesquisadora do Ital de 2007 a 2018, e especial colaboração de Antonio Marsaioli Junior, idealizador das patentes geradas e que foi pesquisador voluntário do Instituto por 14 anos após se aposentar compulsoriamente como professor da FEA-Unicamp.
“Estimulei o Flávio a procurar o professor Marsaioli, que era muito à frente do tempo, pois o doutorado não é para ficar no conforto. O micro-ondas e o plasma são uma realidade em muitas indústrias, mas a indústria de alimentos ainda tem poucos avanços na área”, contou Maria Teresa. “Era um acadêmico, um pesquisador e um ser humano que eu admirava muito. Além de micro-ondas, ensinou muito sobre ética e respeito. Espero que aquela semente plantada pelo Marsaioli lá atrás continue gerando muitos frutos”, completou Michele, que se tornou mestre e doutora na área pela FEA-Unicamp sob orientação do professor, com quem trabalhou desde que ingressou no Ital, em 2007.
“Fico muito feliz de estar vivendo o processo de reconstrução dessa parceria entre Ital e Unicamp, que nunca deveria ter sido rompida. Através de projetos como PBIS, CCD Circula e esse laboratório estamos mais unidos ainda”, ressaltou o coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital, Luis Madi, que foi aluno da segunda turma de Engenharia de Alimentos da Unicamp fazendo aulas no Ital, e liderava o Instituto quando o Laboratório de Micro-ondas Aplicadas da FEA foi transferido para o Ital por iniciativa de Marsaioli ao se aposentar como uma forma de dar continuidade a suas pesquisas.
“Se a gente enxerga tão longe é porque está nos ombros de gigantes. Se nós estamos aqui, devemos a todos os pesquisadores que criaram a Engenharia de Alimentos, o Ital e a FEA-Unicamp. Caminhamos rumo ao futuro sem perder a continuidade, com essa visão de que o passado é rico, o futuro está cheio de oportunidades e temos que fazer a diferença. Eu me orgulho muito do Ital, da nossa equipe como um todo, que está pensando para frente, sem medo de correr riscos e assumir novos desafios”, frisou a diretora geral do Instituto, Eloísa Garcia, que iniciou seu discurso parafraseando Isaac Newton, um dos principais responsáveis pela Revolução Científica entre os séculos XVI e XVIII. “Acredito muito nessa tecnologia, que pode ser um grande salto em aplicações na indústria de alimentos”, completou Paulo Silveira, CEO do FoodTech HUB Latam, idealizador e gestor do Tropical Food Innovation Lab.
Trajetória do homenageado
Graduado em Engenharia Mecânica pela USP e em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, mestre e doutor em Engenharia de Alimentos pela Universidade da Califórnia, nos EUA, e pela Unicamp, respectivamente, Antonio Marsaioli Júnior foi professor e diretor da FEA-Unicamp, assim como pesquisador colaborador e professor visitante em instituições como a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Referência em projeto e construção de equipamentos para processos de alimentos, com ênfase na aplicação de micro-ondas, Marsaioli foi fundador da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), integrou e presidiu o Conselho Curador da Fundação André Tosello e foi membro de entidades científicas nacionais e internacionais, tendo atuado como consultor da Fapesp, da Finep, do CNPq, da ONU em países da América Latina e do Banco Mundial em projetos de agroindústrias no Brasil.
Sua ligação com o Ital começou de 1962 a 1972, ao participar da implantação do Instituto, e continuou a partir de 2007, quando se aposentou e passou a atuar como pesquisador voluntário. Marsaioli faleceu em 11 de junho de 2021, aos 83 anos, após não resistir à recuperação de uma cirurgia. “Era um grande companheiro e amigo que faz falta. Ele se aposentou e ficou firme até o fim, se dedicando bastante”, relata a esposa Anita Jocelyne Marsaioli, professora emérita do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, que esteve presente na inauguração do laboratório que o homenageia.
Sobre o Ital
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição líder em ciência aplicada na América Latina. Desde 1963, desempenha um papel central na inovação das áreas de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens.
Com sede em Campinas/SP, o Ital oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e processos, análises laboratoriais, assistência técnica especializada, capacitação profissional e difusão do conhecimento.
Certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Instituto é credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e congrega dezenas de laboratórios e plantas-piloto distribuídos em centros especializados em carnes, laticínios, bactérias lácticas, cereais, confeitos, chocolates, frutas, hortaliças, ciência e qualidade de alimentos, além de sistemas de embalagem.
Para mais informações, visite o site oficial: www.ital.agricultura.sp.gov.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Jaqueline Harumi – MTb 59.960/SP
Núcleo de Comunicação Científica do Ital
(19) 3743-1757 | jaqueline.harumi@sp.gov.br
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo