Evento reconhece estudos inovadores nas áreas de manejo, nutrição, sanidade e outras áreas da avicultura.
O XXII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025, promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA) com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), reafirma seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento do setor.
O evento que será realizado entre os dias 24 e 27 de março de 2025, em Ribeirão Preto (SP), se consolidou como uma plataforma essencial para a apresentação de estudos que contribuem para a evolução da produção e comercialização de ovos no Brasil. Nessa edição, um marco importante foi registrado: os quatro trabalhos premiados foram liderados por mulheres, um reflexo da crescente participação feminina na pesquisa científica e na inovação do setor avícola.
“A qualidade dos trabalhos submetidos este ano demonstra o alto nível de pesquisa que vem sendo desenvolvido no Brasil. A premiação de quatro mulheres como autoras principais reforça o protagonismo feminino na ciência e no setor avícola”, destaca a Profa. Dra. Sarah Sgavioli, Coordenadora da comissão responsável pelo processo de avaliação científica dos trabalhos submetidos.
Ao todo, 81 trabalhos científicos foram selecionados e distribuídos entre as áreas de manejo, nutrição, sanidade e outras áreas. Esses estudos serão publicados nos anais do evento e apresentados em formato de pôster durante o congresso. A classificação dos trabalhos foi realizada por uma equipe de aproximadamente 40 profissionais da área, que avaliaram os resumos com base em critérios como relevância, adequação às normas estabelecidas e qualidade científica.
“Após uma criteriosa avaliação, quatro trabalhos – um de cada área – foram selecionados para receber o prêmio de melhores trabalhos do Congresso 2025. Os vencedores receberam um salário-mínimo e uma placa de reconhecimento pelo estudo desenvolvido”, destaca a porta-voz.
TRABALHOS PREMIADOS:
- Relação entre resistência da casca, frequência ressonante e propriedades físicas do ovo – Deisy Carolina Celis Alba (UNESP, Jaboticabal/SP);
- Avaliação in vitro do potencial de formação e adesão de biofilmes de estirpes de Salmonella isoladas de granjas avícolas – Isis Mari Miyashiro Kolosoki (Unesp, Jaboticabal/SP);
- Exigências nutricionais de cálcio e fósforo para frangas em crescimento e galinhas de postura: desenvolvimento de modelo fatorial – Nathana Rudio Furlani (Unesp, Jaboticabal/SP);
- Qualidade de ovos de galinhas poedeiras criadas em piso em função de diferentes densidades de alojamento – Heloisa Pagnussatt (Universidade Federal de Viçosa/MG).
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo