A China suspendeu temporariamente as compras de carne bovina de três frigoríficos de carne bovina do Brasil, dois da Argentina, um do Uruguai e um da Mongólia após auditorias remotas realizadas nas plantas, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) na segunda-feira (3).
A Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) identificou não conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros em todos esses frigoríficos, segundo a Abiec.
As exportações desses frigoríficos para a China foram suspensas a partir de segunda-feira (3).
“As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da autoridade sanitária chinesa”, disse a Abiec.
A entidade disse que, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), segue em diálogo com as autoridades competentes para solucionar os questionamentos apresentados com celeridade e garantir a rápida resolução da questão.
“Importante destacar que os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente, assegurando o fluxo das exportações de carne bovina brasileira ao mercado chinês”, disse a Abiec.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil