Ontem (8/4), ao mostrar o desempenho das exportações de carne de frango no 1º trimestre de 2025, o AviSite também observou que neste ano elas vêm evoluindo a uma média de pouco mais de 1% ao mês, índice que, mantido no restante do ano, fará com que o volume de 2025 gire em torno dos 5,8 milhões de toneladas, aumentando mais de 10% em relação ao ano passado.
Mas há um outro indicador sugerindo que os 10% de aumento serão alcançados e superados: o comportamento histórico recente do setor, aqui considerados os embarques trimestrais efetivados entre 2009 e 2024, não menos que 16 anos.
Como mostra o gráfico abaixo, à esquerda, nesse período as exportações realizadas no 1º trimestre, representando 23,4% do total embarcado no ano, corresponderam ao menor volume trimestral. O índice sobe no 2º trimestre, quando chega a 25,5%, atingindo o ápice no 3º trimestre, momento em que corresponde a 26% do total anual. No trimestre final do ano há um recuo em relação aos dois trimestres anteriores, o volume embarcado representando um quarto (25%) do total anual.
Aceito, pois, que esses índices se mantenham também em 2025, as tendências trimestrais possíveis são mostradas no gráfico à direita. Elas sugerem que o total do corrente exercício pode superar os 5,750 milhões de toneladas, cerca de 11,5% a mais que o registrado no ano passado.

Fonte: AviSite