Encontro visa expandir oportunidades comerciais e aprofundar a cooperação em setores estratégicos
Na manhã de quarta-feira (23), o secretário-adjunto da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela Van Treek, que esteve no Brasil acompanhando a visita do presidente chileno Gabriel Boric. O encontro teve como objetivo dar continuidade ao trabalho conjunto realizado pela SCRI (Secretaria de Comércio e Relações Internacionais) e pela SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária) durante a missão brasileira ao Chile, em março de 2025, além de avançar em temas técnicos e parcerias em setores estratégicos, como proteína animal, salmonicultura, vinhos, frutas e produtos florestais.
Desde 2022, o Chile se consolidou como parceiro estratégico do Brasil, com a assinatura de um acordo de livre comércio que facilitou o fluxo de bens, serviços e investimentos. Em 2024, o comércio bilateral alcançou US$ 2 bilhões em exportações brasileiras e US$ 1,6 bilhão em importações chilenas, evidenciando o potencial de crescimento ainda maior para ambos os países.
O secretário-adjunto Marcel enfatizou a parceria consolidada entre Brasil e Chile no setor agropecuário e destacou o interesse brasileiro no avanço das negociações técnicas. Entre os temas abordados esteve o reconhecimento, por parte do Chile, de mais estados brasileiros como livres de febre aftosa e da doença de Newcastle, o que permitirá a ampliação do acesso das proteínas brasileiras de aves, bovinos e suínos ao mercado chileno.
A salmonicultura foi outro destaque da reunião. O Brasil é atualmente o segundo maior mercado para o salmão chileno, e as tratativas focaram na colaboração em práticas de aquicultura, como o uso de insumos brasileiros na alimentação dos peixes, além de estratégias para ampliar parcerias e investimentos mútuos. No setor de vinhos, foi acordado o estabelecimento de um intercâmbio mais intenso de tecnologias de produção e entre enólogos brasileiros e chilenos.
Também foram discutidos avanços na certificação eletrônica e parcerias agroindustriais nos setores de bebidas, frutas e florestas plantadas.
Além do secretário-adjunto Marcel e do ministro chileno, participaram da reunião Ana Lúcia Oliveira Gomes, Diretora do Departamento de Negociações e Análises Comerciais (DNAC); Ângela Pimenta Peres, Diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR); Danilo Tadashi Tagami Kamimura, da Coordenação-Geral de Temas Sanitários e Fitossanitários (CGTSF/DNTS/SCRI); Anderlyse Borsoi, Assessora do Gabinete da SCRI; Juçara Aparecida André, da Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas (CGVB/DIPOV/DAS); e Eduardo Henrique Porto Magalhães, Coordenador-Geral de Fiscalização e Certificação Fitossanitária Internacional (CGFC/DSV/SDA).
Pelo lado chileno, participaram Afonso Undurraga, da Vinos de Chile; Juan Manoel Mira, da Chile Alimentos; Claudio Escobar, da PiscoChile; Loreto Seguel, do Consejo del Salmón; Arturo Clément, da SalmonChile; Rodrigo Oryan, da Corma; Victor Catan, da Feed Fruta; Andrea Garcia, Diretora da ODEPA; e Ricardo Moyano, Adido Agrícola do Chile.
Fonte: MAPA