SÃO PAULO (Reuters) – A produção de soja do Brasil deve atingir um recorde de 124,3 milhões de tolenadas na temporada 2019/20, previu nesta quinta-feira a Agroconsult, elevando a estimativa em relação ao previsto em dezembro (124 milhões de toneladas).
Se confirmada a safra, cuja colheita está começando, seria um aumento de 4,45% ante a temporada anterior, vista pela consultoria em 119 milhões de toneladas.
Em projeções divulgadas antes do tradicional Rally da Safra, a Agroconsult estimou o plantio de soja do país em 36,7 milhões de hectares, ante 35,9 milhões de hectares no ciclo anterior.
Já a produtividade da oleaginosa brasileira deve avançar para 56,5 sacas de 60 kg por hectare na atual temporada, contra 55,2 sacas por hectare no ciclo anterior, acrescentou a consultoria. Ainda ficaria abaixo do recorde, de 57,9 sacas, registrado em 2017/18.
Em meio a preocupações quanto à seca no Rio Grande do Sul, um dos mais importantes Estados produtores de grãos do país, a Agroconsult também afirmou que chuvas irregulares danificaram as semeaduras iniciais de soja na região.
(Por Ana Mano)
Fonte: Reuters