Um inesperado (mas, ao mesmo tempo, significativo) aumento nos embarques de dezembro passado possibilitou que as exportações brasileiras de carne de frango de 2019 alcançassem, no exercício, desempenho mais satisfatório que o observado em meses anteriores.
No ano, conforme os dados da SECEX/ME, os embarques de carne de frango abrangendo os quatro principais itens negociados internacionalmente – frango inteiro, cortes, industrializados e carne salgada – giraram em torno dos 4,120 milhões de toneladas e geraram receita próxima de US6,9 bilhões.
Como o incremento do volume foi de 2,55% e o da receita de 7,71%, fica claro que houve melhora no preço médio do produto em relação a 2018, neste caso, de pouco mais de 5%.
Interessante notar que embora o volume embarcado no segundo semestre tenha sido ligeiramente maior que o do primeiro semestre, todo o ganho obtido ficou concentrado na metade inicial do ano. Ou seja: enquanto nos seis primeiros meses de 2019 registrou-se incremento de volume de mais de 12% sobre idêntico período do ano anterior, no segundo semestre essa relação ficou negativa, apresentando decréscimo anual de quase 5,5%.
De toda forma é significativo o fato de os embarques de dezembro terem correspondido a um dos melhores resultados de 2019, o que é fato inédito no setor para essa época do ano (os números corrigidos da SECEX/ME indicam que os embarques de junho foram ligeiramente maiores que os de dezembro). Isto sugere que o mercado internacional continua receptivo ao produto brasileiro.
Fonte: AviSite