RIO DE JANEIRO (Reuters) – As vendas no varejo brasileiro cresceram 1,0% em julho sobre junho, com ajuste sazonal, mostraram dados do IBGE nesta quarta-feira, no melhor desempenho para o mês em seis anos.
É a terceira alta consecutiva, período em que as vendas acumularam aumento de 1,6%. Os números do varejo em junho foram revisados para mostrarem alta de 0,1% para crescimento de 0,5%.
Com o resultado, o patamar de vendas no setor varejista volta a ficar próximo do de junho de 2015. Ainda assim, está 5,3% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2014.
A média móvel do trimestre encerrada em julho (+0,5%) mostrou aceleração no ritmo das vendas ante o trimestre encerrado em junho (+0,1%).
Sobre julho do ano passado, as vendas no varejo subiram 4,3% –maior taxa para essa comparação desde novembro de 2018 (+4,5%), na quarta alta seguida.
Em 12 meses, as vendas subiram 1,6% até julho, ante crescimento de 1,2% no período até junho, numa indicação de ganho de ritmo no varejo.
Sete das oito atividades pesquisadas cresceram em julho. Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,3%) –setor de maior peso–, Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,2%) e Móveis e eletrodomésticos (+1,6%) exerceram as maiores influências positivas.
Apenas o segmento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,6%) teve queda em julho.
(Por Rodrigo Viga Gaier; Edição de José de Castro e Maria Pia Palermo)
Fonte: Reuters