A diferença a mais em relação ao custo de um ano atrás é mínima, de apenas 1 (um) centavo. Mesmo assim, o custo de produção do frango em agosto de 2019 registrou o maior nível desde novembro do ano passado, só perdendo, nos últimos 12 meses, para o custo observado em setembro e outubro de 2018.
Conforme o levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves, após ter sofrido ligeiro recuo no mês de julho, o custo de produção do frango voltou a aumentar e atingiu, em agosto, o valor de R$2,88/kg – resultado 3,23% e 0,35% acima dos registrados no mês anterior e em agosto do ano passado.
Agora, em oito meses, o custo médio gira em torno dos R$2,80/kg, resultado que significa aumento de 1,17% e de 17,52% sobre idênticos períodos de 2018 e 2017.
A registrar que – pelos dados iniciais da Embrapa Suínos e Aves – o aumento de custo registrado de julho para agosto foi ocasionado menos pela alimentação (+1,06%) e mais por “outros custos” (+11,29%), indicador que envolve pintos de um dia, medicamentos veterinários etc., mas que, por ora, ainda não foi detalhado. Permaneceram estáveis no mês os “demais custos”, item que envolve mão-de-obra, custo de capital e depreciação.
Fonte: AviSite