A cadeia de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) dá mais um passo para monitorar e desenvolver os controles de segurança e a qualidade dos alimentos para os consumidores finais. A PariPassu, empresa de tecnologia e solução para rastreabilidade e qualidade de alimentos, integrante do Genesis Group, desenvolveu o Index PariPassu, um indicador de qualificação dos produtores e distribuidores de FLV.
Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, informa que o Index PariPassu é o resultado de mais de 10 anos de acompanhamento da cadeia de abastecimento de FLV, considerando as variáveis segurança do alimento, a rastreabilidade e a inspeção de qualidade, que juntos, permitem um ranking qualitativo dos produtores e distribuidores de frutas, legumes e verduras. O Index PariPassu tem o objetivo de facilitar as ações de desenvolvimento da cadeia de abastecimento e passa a ser um orientador para dos clientes PariPassu para o atendimento das demandas do consumidor conectado.
“O varejo é o elo de conexão com o consumidor e traduz suas necessidades. Com o Index PariPassu, produtores, distribuidores e varejistas podem trabalhar orientados para objetivos comuns, compartilhados e buscando eficiência integrada”, explica Buso.
O diretor da PariPassu destaca que a proposta do Index PariPassu é mostrar, de forma simples e objetiva, o desempenho dos fornecedores de FLV, dando-lhes condições de comparação entre os pares do setor e também possibilitando melhorias de performance. “Na prática, o Index PariPassu funciona como um orientador dos produtores e distribuidores para buscarem sempre as melhores práticas de produção e comercialização”.
O Index PariPassu está embasado nas soluções de rastreabilidade da PariPassu e no banco de dados de 13 anos com informações sobre os fornecedores de frutas, verduras e legumes. “Esse arsenal de informações nos permite fazer uma análise crítica de todos os dados captados para compartilhá-los de maneira consolidada com os diversos agentes da cadeia de alimentos”, define Giampaolo Buso.
A composição do Index PariPassu classifica os fornecedores (produtores e distribuidores de FLV) de acordo com três variáveis: segurança dos alimentos, rastreabilidade e qualidade.
Segurança dos alimentos: monitoramento amostral dos defensivos agrícolas nos alimentos. Identificação do nível de conformidade dos alimentos.
Rastreabilidade: quantificação do número de supermercados como destino da rastreabilidade. É uma forma de acompanhar a cobertura do processo de rastreabilidade.
Qualidade: variável associada à inspeção de qualidade, baseada nas fichas técnicas estabelecidas pelo cliente (varejo). Considera-se as seguintes variáveis: nível de podridão, percentual de defeitos graves e leves, calibre e maturação.
“Além de apresentar o status atual de cada fornecedor em relação às boas práticas, o Index PariPassu ajuda os produtores e distribuidores a implementar melhorias nos seus processos. O benefício é coletivo, premissa básica das ações da PariPassu. Além disso, a visão da PariPassu é organizar as informações do setor de alimentos, para torna-las acessíveis e úteis. É assim que estamos orientados”, diz Giampaolo Buso.
Mais informações: www.paripassu.com.br / www.genesisgroup.com.br
Fonte: Assessoria