A Friboi, empresa do grupo JBS S.A., registrou recorde no transporte de contêineres de carne bovina congelada via ferrovias em maio, e acumula alta de 50% no total transportado via este modal em 2019, informou a empresa na quarta-feira (26).
Em maio, a área logística da empresa movimentou 80% mais contêineres de exportação de carne bovina para os portos de Cambé (PR) e Rondonópolis (MT) via modal ferroviário do que no mesmo mês de 2018.
A meta é fechar o ano com crescimento acumulado de 40% no transporte de contêineres de carne bovina pelo modal ferroviário na comparação com 2018.
“O modal ferroviário faz parte da estratégia de viabilidade da exportação do negócio e já corresponde a mais de 30% do total enviado para outros países”, disse a empresa em comunicado.
Segundo a Friboi, a ferrovia é um modo de transporte economicamente viável e mais sustentável por resultar em redução na emissão de poluentes em relação a outros modais.
“Com essas alternativas, entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a unidade de negócios reduziu em 9,4 mil toneladas de CO2 equivalente somente com o uso de trens. Essas emissões correspondem a 1.652 voltas ao mundo de carro ou a 5.092 carros rodando por um ano”, disse a empresa.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil