DESTAQUES DO DIA

Acordo UE-Mercosul inclui carne de peru, Brasil busca expandir embarques

O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul inclui a carne de peru entre os produtos que poderão ser exportados ao bloco europeu com benefícios tarifários, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os detalhes sobre os volumes de produtos de carne de peru incluídos no acordo ainda estavam sendo analisados, segundo o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em coletiva de imprensa na semana passada.

Em 2024, as exportações brasileiras totais de carne de peru caíram 10,8% nos primeiros 11 meses do ano para 58,5 mil toneladas, impactadas por uma redução nos embarques para a Europa. A receita com as exportações caiu 26,8% para US$ 140,98 milhões.

Santin disse que a queda ocorreu devido aos impactos de um instrumento regulatório da União Europeia que limita a emissão de licenças por importador a 15% por trimestre. Segundo ele, isso está prejudicando o uso da cota pelo Brasil.

“Isso faz com que, como tem poucos importadores, não se pegue todas as licenças disponíveis”, disse Santin.

“Se lá eles não emitem as licenças, chega no final do ano (as exportações) diminuem. Essa é uma ação discriminatória. Nós já reclamamos por escrito. Nosso advogado em Bruxelas está trabalhando nisso.”

O Brasil tem acesso a uma cota anual de cerca de 91,8 mil toneladas para exportação de carne peru à UE com tarifa de 8,5%, segundo a associação.

Em 2023, o Brasil exportou 10,83 mil toneladas de carne de peru para a União Europeia, ante 3,19 mil toneladas em 2022, segundo dados do Relatório Anual 2024 da ABPA.

Por Anna Flávia Rochas

Fonte: CarneTec Brasli

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Acordo UE-Mercosul inclui carne de peru, Brasil busca expandir embarques

error: Conteúdo protegido!