Reativação do conselho ocorreu no mês de outubro, por meio de reunião com representantes da Agricultura de todo o País.
Rastreabilidade, conectividade, irrigação e recuperação de pastagens degradadas foram alguns dos temas debatidos na primeira reunião do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri). O encontro, que aconteceu, nesta quinta-feira (21/11), em Belo Horizonte (MG), contou com a participação de onze secretários de todo o País. A reativação do Conseagri volta a colocar em pauta temas comuns ao agro de todos os estados.
Outro tema discutido pelo conselho foi a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro do próximo ano. “Todos esses temas são importantes para o agronegócio continuar crescendo, um setor que é a mola propulsora da economia brasileira”, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, que é vice-presidente do Conseagri.
Na oportunidade, o secretário paulista destacou a importância do retorno das atividades do conselho para o fortalecimento do agro no Brasil. “O Conseagri permite o planejamento conjunto por meio da troca de experiências, de iniciativas que valem ser compartilhadas e avançar em políticas públicas, tendo como exemplo o que cada Estado tem de melhor.”
Para o secretário de Agricultura de SP, esse discurso unificado dá força aos Estados para pleitearem, junto ao governo federal, apoio a essas pautas tão importantes para o agronegócio. “Temos um diálogo muito bom com os ministérios e estamos alinhando nossas propostas para uma futura agenda em Brasília”, afirma Piai.
Conseagri
A entidade é uma importante instância para promover a troca de experiências entre secretarias, fomentar a discussão de políticas e a modernização da legislação para o setor agropecuário.
“A ideia é estreitar a relação entre os Estados e formar um bloco para conversar, para dialogar, para estreitar melhor essa relação com o governo federal, evitando que as decisões venham empacotadas lá de cima para os estados. Pretendemos construir este diálogo, através das Secretarias de Agricultura dos Estados para fortalecer o agro” explicou o atual presidente do Conselho e secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Moraes Saldanha.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo