DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: volume embarcado em 6 dias corresponde, quase, à metade do exportado um ano atrás

Jamais, em seu quase meio século de história, as exportações brasileiras de carne de frango alcançaram, em termos semanais ou mesmo mensais, a média diária registrada nos seis primeiros dias de embarques de novembro. Foram, só de produto in natura, mais de 29 mil toneladas diárias, o que significa que as exportações do primeiro decêndio deste mês superaram as 174 mil toneladas, correspondendo a quase 50% das pouco mais de 356 mil toneladas de um ano atrás.

Novembro corrente é mês mais curto, com apenas 19 dias úteis – quatro a menos que outubro passado. Porém, mantida a média atual nos dois decêndios seguintes (com, respectivamente, seis e sete dias úteis), o volume total do mês iria chegar às 550 mil toneladas, resultado também absolutamente inédito no setor.

Porém, é pouquíssimo provável que se chegue a esse volume. Como também é pouco provável que as 174 mil toneladas ora registradas tenham sido embarcadas somente em novembro. Neste caso, o elevado volume sugere que os atuais números contêm restos não computados de outubro passado. O que leva à conclusão de que o bom desempenho do mês passado conteve volumes ainda maiores que os apontados.

Independentemente disso o que importa é que, faltando ainda 13 dias úteis para o fechamento de novembro, as exportações acumuladas no ano representam 98% do exportado nos 11 primeiros meses de 2023. E isto indica índices de aumento ainda maiores que os obtidos até outubro (incremento de, aproximadamente, 2,5% sobre idêntico período do ano passado).

 

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: volume embarcado em 6 dias corresponde, quase, à metade do exportado um ano atrás

error: Conteúdo protegido!