Próximos das 435 mil toneladas, os embarques de carne de frango in natura de outubro passado foram quase 4% menores que os do mês anterior, mas aumentaram mais de 16% em relação ao mesmo mês de 2023. Ainda assim, ficaram aquém do esperado, pois até a quarta semana de outubro o sinalizado era um volume superior às 450 mil toneladas.
O preço médio alcançado no mês teve o mesmo comportamento: registrou pequeno recuo (-0,7%) em relação ao mês anterior, mas apresentou evolução de quase 8% sobre outubro de 2023.
Com isso, embora a receita tenha recuado perto de 4,5% em comparação a setembro, alcançou valor um quarto superior ao do mesmo mês do ano passado.
Completados os 10 primeiros meses do ano o volume já exportado, ligeiramente superior a 4,1 milhões de toneladas, registra avanço de quase 2,5% sobre idêntico período do ano passado.
Mas o preço médio alcançado nesses 10 meses ainda permanece negativo, ficando aproximadamente 3,5% aquém do registrado entre janeiro e outubro de 2023.
Como resultado, a receita cambial do período, da ordem de US$7,5 bilhões permanece 1% abaixo da alcançada nos mesmos dez meses de 2023, próxima dos US$7,6 bilhões.
Fonte: AviSite