Um gabinete de crise será instalado pelo Governo de SP a partir desta sexta-feira (18/10), com o objetivo de garantir a segurança da população em caso de emergência causada pelas fortes chuvas previstas para o final de semana no território paulista. De acordo com a Defesa Civil, São Paulo pode enfrentar pancadas de chuva e rajadas de vento superiores a 60 km/h, entre sexta-feira e domingo.
Visando garantir a segurança dos produtores rurais e de suas propriedades, assim como evitar perdas produtivas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento orienta ações de prevenção, como conhecer o risco de tempestades na região, não buscar abrigo debaixo de árvores, realizar a manutenção periódica do telhado da propriedade e reforçar a cobertura vegetal do solo para reduzir velocidade das gotas e a erosão do solo.
As regiões que podem ser mais afetadas são:
- Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm
- Litoral Norte: 150 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Região Metropolitana: 95 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
A mudança no tempo está prevista devido à passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento podendo chegar a mais de 60km/h e possíveis quedas de granizo em pontos isolados.
A Defesa Civil ainda notificou as concessionárias para que apresentem um plano de contingência e uma série de ações de mitigação de possíveis danos e interrupções no fornecimento de energia, além de reforçar as equipes de atendimento à população.
Recentemente, as mudanças climáticas estão ocasionando o acúmulo de chuvas em um curto período de tempo, marcando a quantidade esperada para todo o mês em poucos dias. Neste novo cenário, estações meteorológicas e armazenagem de água se tornam ainda mais importantes para os produtores, possibilitando a previsibilidade e a segurança, tanto para momentos de fortes chuvas, como para os de estiagem.
Recomendações
1) Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
2) Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores e postes;
3) No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
4) Evite tomar banho durante a tempestade;
5) Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes e fios;
6) Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas;
7) Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
8) Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo