DESTAQUES DO DIA

Em 2024 cotações da carne de frango ficam distantes da sazonalidade observada nas duas últimas décadas

Mesmo sem apresentar grande variação em relação a meses anteriores, em setembro passado a carne de frango registrou o melhor preço de 2024. Mas, numa indiscutível demonstração de que vem fugindo totalmente ao desempenho observado sazonalmente, pela segunda vez no ano alcançou valor inferior à média dos últimos 20 anos (2004/2023).

Nesses 20 anos, o frango abatido foi comercializado, em média, por valor perto de 7,5% superior ao preço médio do ano anterior. Mas esse índice só é alcançado e superado nos cinco meses finais do ano, porquanto entre janeiro e agosto o ganho médio não vai além de 2%, subindo para quase 17% entre setembro e dezembro.

Em 2024 e até setembro, surpreendentemente, os preços registrados permaneceram, praticamente, dentro da média sazonal anual, com ganho de 7,9% em relação a 2023 (diferença de menos de meio ponto percentual em relação à média dos últimos 20 anos). Esses preços, porém, continuam não tendo a mínima semelhança com o comportamento sazonal, mantendo grau de estabilidade absolutamente raro no setor.

Se essa estabilidade continuar prevalecendo e neste trimestre os preços permanecerem nos mesmos níveis registrados nos primeiros dias de outubro corrente – pouco mais de R$7,54/kg – o frango abatido completará 2024 registrando valorização de cerca de 9% em relação a 2023.

Já em relação à média observada nas duas últimas décadas a diferença não deve passar de 1%. Ou seja: muda o ritmo, mas os efeitos da sazonalidade persistem.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Em 2024 cotações da carne de frango ficam distantes da sazonalidade observada nas duas últimas décadas

error: Conteúdo protegido!