Carina Ayres ao lado de Roberta Bertin Barros
Já na Exposição Interestadual da Raça Girolando – Circuito Megaleite, a grande vencedora foi a vaca ICH V5904 Lapa Doorman, da Fazenda São Caetano, que também ficou com o título de melhor vaca jovem. Mais de 450 animais passaram pela pista de julgamentos do Recinto de Exposições
O julgamento das raças leiteiras chegou ao fim na 61ª Expo Rio Preto SICREDI. Mais de 450 animais entre Gir Leiteiro e Girolando passaram pela pista do Recinto de Exposições e foram julgados pelo júri durante os três dias de competição. A vaca Britania Fiv Do Basa, da Fazenda Floresta, de Lins/SP, foi a Grande Campeã da 24ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro Expogil 2024 e campeão da categoria Úbere Adulto. O animal, avaliado em mais de R$ 1 milhão, teve 50% leiloado por R$ 540 mil no 4º Leilão Nação Gir Leiteiro.
“A Britania vencendo essa categoria e também a de Úbere Adulto só comprova que nosso trabalho está sendo feito conforme nós esperávamos. O Brasil é referência em Gir Leiteiro no mercado internacional e pra nós é um privilégio estarmos aqui presentes em um evento tão importante como esse”, disse Roberta Bertin Barros, uma das proprietárias do animal.
Com dez categorias (Progênie de Pai; Progênie de Mãe; Conjunto Família; Fêmea Jovem; Vaca Jovem; Úbere Jovem; Vaca Adulta; Úbere Adulto; Vaca Sênior; Úbere Sênior), além da Grande Campeã, a raça Gir Leiteiro também consagrou o melhor criador e o melhor expositor. E essas duas categorias foram vencidas por Léo Machado Ferreira, da Fazenda Mutum, de Alexânia (GO). O criador já conquistou mais de 10 títulos em competições nacionais.
“Rio Preto pode encher o peito e falar que sediou, sem dúvidas, uma das maiores exposições para a competição do Gir Leiteiro da história. Para nós, ter a Fazenda Mutum premiada numa das maiores exposições do país é muito gratificante. Nos enche de orgulho receber não só o prêmio de criação, como o de expositor também”, declarou o criador.
Outra raça que também finalizou a competição na pista foi a Girolando. Entre as 14 categorias em julgamento na Exposição Interestadual da Raça Girolando – Circuito Megaleite (Bezerra Mirim; Bezerra Junior; Bezerra Sênior; Novilha Mirim; Novilha Junior; Novilha Sênior; Vaca 2 Anos Junior; Vaca 2 Anos Sênior; Vaca 3 Anos Junior; Vaca 3 Anos Sênior; Vaca 4 Anos; Vaca 5 Anos; Vaca Adulta; Vaca Longeva), a Grande Campeã foi a vaca ICH V5904 Lapa Doorman, da Fazenda São Caetano, Morrinhos (MG), que também levou o título de melhor vaca jovem.
“Nós fizemos a estratégia de rodar só com gado 5/8 este ano, com o intuito de conseguir uma boa colocação no ranking. E conquistar o primeiro lugar em duas categorias tão importantes, Melhor Vaca Jovem e Grande Campeã, com o mesmo animal, é algo que enche de orgulho”, contou Felipe Domingos Chiari, filho do criador da Doorman.
Para Nilton Barcelos, Técnico de Registro da Girolando, a vitória de ICH V5904 Lapa Doorman como Grande Campeã mostra o quanto os animais jovens estão superando os mais velhos.
“A vaca jovem ter sido a grande campeã só comprova o melhoramento genético, a evolução dos animais mais jovens. E isso foi mostrado aqui na Expo”, disse Barcelos.
Diferentemente do Gir Leiteiro, a premiação do melhor criador e expositor da Raça Girolando foi feita para cada categoria dos graus de sangue: meio sangue, 1/4; 3/4; e 5/8.
Critérios de avaliação
Os critérios de avalição dos jurados variam de acordo com o gado. No caso do animal jovem, existe uma divisão de avaliação que envolve desde conformação (verificação da profundidade corporal, forma leiteira…), garupa (dimensão da garupa, se está larga, comprida e segue uma inclinação correta…), até locomoção (verificação correta dos membros na lateral e traseira), entre outros. Para um animal adulto, o sistema mamário também é avaliado. Cada parte vale pontuação e quando a vaca próxima do modelo esperado pelo júri, mais pontos ela recebe. Tudo isso é pensado como um direcionamento para selecionar a melhor genética e valorizar ainda mais os animais premiados.
Expo Rio Preto SICREDI
A Expo Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A bebida oficial da feira é o Guaraná Poty.
ETAPA LEITE – 15/09 a 21/09/2024
ETAPA CORTE – 28/09 a 04/10/2024
Das 8h às 22h
Local: Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto – Rua Daniel Antonio de Freitas, 115, Distrito Industrial
Entrada e estacionamento gratuitos
Programação completa e inscrições para o
Intertech Agro no site: www.exporiopreto.com.br
Fonte: Assessoria