Inseticida à base da molécula Flubendiamida 222, da Nichino Japão, tem demonstrado redução em escala representativa de populações da praga
Ocorre nesta quinta-feira, 5, a edição 2024 do Encontro Técnico Global Cana. Uma das empresas líderes em soluções para a cana-de-açúcar, a Sipcam Nichino marca presença no evento que reúne produtores, lideranças e profissionais da indústria sucroenergética, com objetivo de debater temas de interesse do setor. Na ocasião, a engenheira agrônoma Carulina Oliveira, gerente de marketing, faz uma apresentação com o tema “Características das formulações e a interferência no controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis)”.
Em sua palestra, a agrônoma destacará resultados relevantes associados ao manejo da broca-da-cana por meio de aplicações do inseticida Takumi®, introduzido no país pela Sipcam Nichino há cerca de quatro anos. Conforme Carulina, a tecnologia embarcada nessa solução, ancorada na molécula Flubendiamida 222, patente da Nichino do Japão, reduz em proporção elevada as populações da praga, além de impedir a eclosão de grandes quantidades de ovos do inseto nos canaviais.
Outro diferencial do inseticida, diz Carulina, é a formulação suspensão concentrada (SC), considerada uma inovação nesse segmento de mercado.
“Trata-se de um inseticida de alta tecnologia e alto desempenho”, ela resume. A executiva adianta que estudos atrelados ao produto, liderados pela empresa e por pesquisadores do IAC e da Universidade de São Carlos, (UFSCar), indicaram que a Flubendiamida 222 reduziu de 10% para 1% a população da broca em canaviais estratégicos do setor sucroenergético, “um resultado de duas a quatro vezes maior do que o do chamado tratamento do produtor”, diz.
Carulina ressalta ainda que Takumi® age rapidamente sobre a praga logo após a aplicação, por ação de contato ou ingestão: a lagarta para de se alimentar e morre em até três dias. “Takumi® é seletivo aos inimigos naturais da broca-da-cana e ideal à prática do manejo de resistência dessa praga aos inseticidas em linha. Tem bom encaixe ainda nas estratégias do MIP ou manejo integrado de pragas, que combinam controle químico e controle biológico”, finaliza.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Assessoria