O Fundecitrus inicia hoje (05/08) o envio de alerta de risco de ocorrência da estrelinha (podridão floral) para os citricultores. As mensagens são enviadas por WhatsApp para aqueles que já estão cadastrados nos grupos do Fundecitrus. O alerta indica o risco diário (moderado, alto ou extremo) de ocorrência da doença, utilizando informações de 200 estações meteorológicas nas diferentes regiões do parque citrícola. Alertas por e-mail também podem ser recebidos por meio de cadastro direto no sistema de previsão.
O citricultor que ainda não recebe os alertas, pode solicitar seu cadastro. “Os alertas de ocorrência da doença chegam ao citricultor juntamente com a previsão de chuvas para o nosso cinturão citrícola. Essas informações são importantíssimas, porque têm contribuído com citricultores para otimizar as aplicações e evitar que a doença cause a queda dos frutos jovens, afetando a produção. A ocorrência de chuvas consecutivas durante a florada pode gerar alertas de risco extremo, que está muito associado com perdas mais elevadas”, explica o pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Júnior.
Com o uso da ferramenta, é possível reduzir o número de aplicações em até 75%, uma vez que o controle passa a ser direcionado para os momentos mais críticos, o que leva ao uso de menos produto, água e combustível.
Cadastro
Para fazer o cadastro e receber as mensagens de alerta, o citricultor deve fazer contato com o agrônomo do Fundecitrus da sua região, ligar para 0800-110-2155 ou mandar mensagem para o (16) 9 9629-2471. O produtor pode solicitar também o acesso ao sistema de previsão da podridão floral, gratuitamente, caso queira obter informações mais detalhadas sobre os riscos e o clima nos locais onde estão instaladas as estações.
O sistema está disponível em: previsaopfc.fundecitrus.com.br.
Fonte: Fundecitrus