DESTAQUES DO DIA

Representantes do Mapa dialogam sobre implementação de projetos bilaterais com Cuba

Representantes do Mapa dialogam sobre implementação de projetos bilaterais com Cuba

Durante as visitas, os técnicos brasileiros puderam conhecer in loco o trabalho desenvolvido por agricultores cubanos para o controle do marabu

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou missão técnica, de 14 a 19 de julho, em Havana, Cuba, com gestores do Instituo de Ciência Animal (ICA) e da Estação Experimental de Pastagens e Forragens Índio Hatuey, da Universidade de Matanzas, para analisar, propor ajustes e planejar as próximas ações para a implementação de projetos bilaterais entre os países. As ações visam auxiliar a recuperação de áreas degradadas e no desenvolvimento sustentável da agropecuária cubana, assim como no aprimoramento de sistemas agropecuários em ambos os países.

Durante a semana, foram realizadas atividades de campo em propriedades rurais de pecuária bovina e caprina, nas regiões de Mayabeque e Matanzas. Durante as visitas, os técnicos brasileiros puderam ver in loco o trabalho desenvolvido com caprinos para ajudar a controlar a proliferação do marabu, arbusto espinhoso responsável pela contaminação de 18% das terras agricultáveis cubanas.

De acordo com o coordenador-geral do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Rodrigo Almeida, a cooperação entre os dois países pretende contribuir com a ampliação da segurança alimentar e nutricional da população cubana, sendo também uma oportunidade de aprimorar as políticas públicas e tecnologias sustentáveis de agricultura no Brasil. “Esses projetos reforçam a presença internacional do Ministério da Agricultura na América Central e Caribe, com ações de cooperação técnica, bem como os laços do Mapa com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC)”.

A delegação brasileira contou também com o coordenador de Cooperação Internacional da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Lucas Fiuza, o coordenador de Recuperação de Áreas Degradas, Eudóxio Oliveira, e do pesquisador da Embrapa, Alexandre Barcellos.

Fonte: MAPA

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Representantes do Mapa dialogam sobre implementação de projetos bilaterais com Cuba

error: Conteúdo protegido!