Na última semana, o Fundecitrus realizou uma reunião com os técnicos e fiscais do Instituto Mineiro Agropecuária (IMA), em Uberlândia (MG). O encontro aconteceu na sede do IMA, e reforçou a importância da parceria entre os órgãos na expansão da citricultura no Triângulo Mineiro e no combate ao greening.
Dados apresentados pelo IBGE apontam que Minas Gerais é responsável por 6% da produção nacional de laranja, e junto com o estado de São Paulo, grande produtor, formam o maior cinturão citrícola do mundo.
De acordo com a engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski essa parceria é fundamental para ajudar na conscientização da sociedade, mostrando o impacto que a doença pode causar. “Com a expansão da citricultura mineira, principalmente na região do Triângulo Mineiro, vimos a necessidade de ter uma parceria com o órgão de defesa fitossanitária do estado, o IMA. Nessa primeira reunião, estreitamos os laços mostrando as ações que o Fundecitrus tem realizado na região, e conhecemos, também, as ações do IMA com o projeto ‘Viva Citros’. Com essa força-tarefa, conseguiremos levar a informação mais longe a todo setor citrícola”, afirma.
Para ajudar nas orientações, o IMA também tem realizado ações de conscientização no Triângulo Mineiro com o projeto ‘Viva Citros’, que leva educação sanitária para toda população, citricultores e escolas sobre os cuidados com o greening e cancro cítrico, doenças importantes da citricultura.
O encontro reuniu cerca de 36 pessoas das instituições. Também estiveram presentes o engenheiro-agrônomo e coordenador do departamento de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus, Ivaldo Sala, o pesquisador do Fundecitrus Silvio Lopes, o coordenador regional do IMA, Luiz Carlos de Oliveira, o gerente de Defesa Vegetal do IMA, Leonardo Henrique Martins do Carmo e o representante regional de Educação Sanitária do IMA, Rodrigo da Silva Carvalho.
Fonte: Fundecitrus