Os dados são da FAO e estão no Food Outlook 2024. Apontam, por exemplo, que os EUA, segundo maior exportador mundial de carne de frango, podem, neste ano, se inserir ainda no grupo dos 10 maiores importadores mundiais do produto.
Embora sejam, também, o segundo maior produtor de carne de frango do mundo (para a FAO, a liderança no setor pertence à China), os EUA importam carne de frango de alguns países, sobretudo por questões de reciprocidade (caso, por exemplo, da já citada China).
Mas, normalmente, as importações do gênero têm sido limitadas, algo que não é observado ultimamente. Assim, caso se confirmem as projeções da FAO, os EUA devem importar neste ano mais de 230 mil toneladas de carne de frango, o que, se confirmado, fará do país o nono maior importador mundial do produto – agora à frente da Rússia, que já foi o maior importador de frangos do mundo e, durante décadas, teve os EUA como principal fornecedor.
A tabela abaixo resume a visão da FAO acerca dos 15 principais importadores mundiais de carne de frango em 2024. Apenas um terço deles – Arábia Saudita, Cuba, Rússia, Coreia do Sul e Angola – tendem a uma redução em relação a 2023. Dois deles – Arábia Saudita e Coreia do Sul – se colocaram entre os 10 maiores importadores do Brasil no ano que passou.
Fonte: AviSite