DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: exportação recua não mais que 1% no ano, mas preços baixos ampliam queda na receita cambial

Os dados da SECEX/MDIC abrangendo os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo País indicam que em maio passado seguiram para o exterior perto de 442 mil toneladas do produto, resultado quase 5% superior ao do mesmo mês do ano passado. E ainda que tenha recuado pouco mais de 6% em relação ao mês anterior (embora mais longo, maio teve menos dias úteis que abril), esse volume correspondeu ao segundo melhor resultado de 2024.

Agora, em cinco meses, as exportações brasileiras de carne de frango somam, aproximadamente, 2,103 milhões de toneladas, resultado 1,31% inferior ao de idêntico período de 2023. Já no acumulado dos últimos 12 meses o resultado permanece positivo, com avanço de 2,5% e volume exportado ligeiramente acima dos 4,980 milhões de toneladas.

Infelizmente, persiste o resultado negativo na receita cambial do produto, porquanto o preço médio dos quatro itens exportados continua sendo inferior ao de um ano atrás. Em decorrência, o valor acumulado nos cinco primeiros meses do ano, da ordem de US$3,780 bilhões, se encontra 10% aquém do alcançado no mesmo período de 2023. Já a receita obtida nos últimos 12 meses, de US$9,194 bilhões, ficou quase 8,5% abaixo da obtida em idêntico período anterior.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: exportação recua não mais que 1% no ano, mas preços baixos ampliam queda na receita cambial

error: Conteúdo protegido!