O Fundecitrus foi convidado para ministrar uma palestra para técnicos do município de San Carlos, em Nicarágua, na América Central, na semana passada.
O treinamento foi realizado pelo engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder José Cardoso, e levou informações sobre a identificação dos sintomas do vírus da leprose e as principais estratégias de manejo para o controle da doença, além de reforçar a importância do controle do greening.
O encontro aconteceu na fazenda San Pacho, e reuniu cerca de 38 pessoas, entre agrônomos, inspetores, coordenadores e técnicos do Instituto de Proteção e Sanidade Agropecuária de Nicarágua (IPSA). O treinamento foi solicitado pelo grupo TicoFrut, indústria responsável pela produção e comercialização de sucos e subprodutos de frutas tropicais, como laranja e abacaxi, e que possui uma empresa na Nicarágua, a Frutan.
A Nicarágua tem alta incidência de greening nas propriedades comerciais e nos quintais. Apesar disso, nas fazendas que o grupo possui nessa região, somente 3% das plantas estão doentes. Isso se deve ao manejo adequado realizado, como a eliminação de plantas doentes e o monitoramento constante.
No entanto, a preocupação dos técnicos é com o vírus da leprose que está presente em algumas propriedades. “O treinamento foi muito importante para capacitar os profissionais para reconhecerem os sintomas iniciais nos pomares, pois algumas propriedades das regiões vizinhas confirmaram a presença do vírus. Com as orientações transmitidas durante a palestra, os técnicos estão preparados e vão conseguir realizar o manejo adequado e eficiente nas fazendas”, afirma o agrônomo.
A agricultura ocupa um lugar de destaque na economia do país. Dentre os principais produtos, a laranja tem grande importância por ser fonte de renda e por gerar emprego para mais de mil pessoas que trabalham nas propriedades.
Fonte: Fundecitrus