DESTAQUES DO DIA

Hora da Prosa com Maísa Santos Joaquim – Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas desperta o interesse dos estudantes de agronomia pela área

Professora de Gestão de Agronegócios, Coordenadora e vice-diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária FAV/UnB Universidade de Brasília

 

Desde o mês passado, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da Universidade de Brasília (UnB) conta com o Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAgri). Iniciativa que representa um passo gigantesco nas relações do setor aeroagrícola com o meio acadêmico e com a própria sociedade. Ajudando não só a desmistificar o setor, mas com a perspectiva de despertar o interesse dos estudantes de agronomia pelo segmento aeroagrícola.

 

Lembrando que, das pouco mais de 500 faculdades de agronomia existentes hoje no Brasil, apenas 5% contam com disciplinas voltadas para a aviação agrícola. Isso porque, normalmente, a parte de mecanização e aplicação de defensivos aborda somente tecnologias terrestres. Apesar do Brasil ter a segunda maior frota aeroagrícola do mundo e já ser exportador de tecnologias nesse segmento.

 

E o mais importante:

O NEAAGri nasceu com a missão de integrar a graduação, pós-graduação e a extensão universitária da UnB e promover a pesquisa voltada para o setor aeroagrícola. Já tendo definido, neste primeiro momento, o foco em precisão (controle de deriva), combate a incêndios e combate a vetores.

Além disso, o Núcleo terá a parceria dos Grupos de Estudos em Horticultura (GEHORTI), de Estudos em Viticultura (GEVITI) e do Laboratório de Máquinas Agrícolas (LAMAGRI) da Faculdade de Agronomia da UnB. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar/DF)

 

Fórum aeroagrícola foi um marco na capital federal

O NEAAgri foi oficializado durante o 1º Fórum Nacional de Aviação Agrícola no Planalto Central (Fonavagri), ocorrido no dia 6 de março, no campus da UnB na capital federal. Evento que, aliás, também foi inédito no Planalto Central e representou uma etapa importante na aproximação das entidades aeroagrícolas com a UnB – “instituição considerada um dos pilares da Educação no País”, conforme festejou o diretor do Sindag e do Ibravag, Gabriel Colle, durante a programação.

 

Promovido pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária FAV/UnB e coordenado pela vice-diretora da Faculdade, Maisa Santos Joaquim (que também é coordenadora do NEAAgri), o Fonavagri teve na organização a participação forte de alunos de Agronomia e funcionários na Secretaria da FAV.

A programação reuniu mais de 200 estudantes, pesquisadores, professores, técnicos, gestores e autoridades. Isso em um dia todo de atividades e tendo com palestrantes representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Bem como da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Mossmann Assessoria, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/DF), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e até do Movimento Inspira Brasília.

 

A assinatura da parceria para o NEAAgri foi o momento mais comemorado e emocionante do evento, com a participação também do diretor da Faculdade de Agronomia, José Ricardo Peixoto, dos diretores do Laboratório de Máquinas Agrícolas da casa, professor Tiago Pereira Correia, e dos Grupos de Estudos em Horticultura da UnB, professora Michelle Souza Vilela, e de Viticultura, Marcos de Carvalho Pires.

Também assinaram o presidente do Ibravag, Júlio Augusto Kämpf, o presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Sistema Fape-DF/Senar), Fernando Cesar Ribeiro, e o consultor Agadir Mossmann, da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola.

E já no dia seguinte ao Fórum (em 7 de março), ocorreu a primeira reunião do NEAAgri. Alinhando os primeiros passos para tirar o projeto do papel e já tendo iniciado também os preparativos para o Fonavagri do ano que vem.

 

DETALHE:

Durante o 1º Fonavagri, tanto professora Maísa quanto o diretor da Faculdade de Agronomia, José Ricardo Peixoto, receberam placa de homenagens (respectivamente) das mãos da diretora operacional do Ibravag, Michele Fanezzi e do presidente da entidade, Júlio Kämpf.

Maísa agradeceu, emocionada, a lembrança.  E reforçou a homenagem a todo o grupo de alunos, funcionários e professores envolvidos com o evento. “Um marco no trabalho de mostrar à sociedade a importância da a aviação agrícola como essencial à produção. Além do apuro técnico de todos os profissionais envolvidos com a atividade e valorizando também a pesquisa.”

 

Lembrando que o Fórum aeroagrícola em Brasília teve o patrocínio do projeto Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil/Ibravag e Sebrae Nacional), além da CNA, Aprosoja Brasil, CropLife Brasil e Aviation Seguros.

Confira todo o conteúdo disponível em nosso canal do Youtube

Se ainda não for inscrito no canal, aproveite e se inscreva, curta, comente e compartilhe nossos conteúdos. Isso irá ajudar bastante no crescimento do canal e incentivar ainda mais a criação de conteúdo para você.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Hora da Prosa com Maísa Santos Joaquim – Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas desperta o interesse dos estudantes de agronomia pela área

error: Conteúdo protegido!