China, Filipinas e México são os países em comum no rol dos 10 principais importadores de carne de frango tanto dos EUA como do Brasil. Juntos, em 2023, responderam por 31% das exportações norte-americanas e por 21% das brasileiras.
Quem faz a diferença, aqui, é o México, responsável pela absorção de mais de um quinto do produto norte-americano (do Brasil, menos de 3,5%). Ou seja: para quem julga que a dependência do Brasil à importação da China (13,62% do total) é elevada, a concentração dos EUA a um única mercado é bem maior: 21,86% do total.
De toda forma, a dependência dos dois países aos 10 principais importadores é muito similar: perto de 65% nos EUA, pouco mais de 63% no Brasil – diferença de apenas 1,62 pontos percentuais.
Mas em 2023, enquanto os 10 principais importadores do Brasil aumentaram suas compras em mais de 12%, os dos EUA as reduziram em pouco mais de 1%. Razões econômicas, eventualmente, mas efeito, sobretudo, dos surtos de Influenza Aviária que afetaram aquele país nos dois últimos anos.
Por sinal, já há quem tema que tal situação se estenda também a outros produtos de origem animal, visto que a presença do vírus já foi confirmada em bovinos de leite e em caprinos.
Fonte: AviSite