A China habilitou 38 novas plantas de carnes brasileiras a exportarem para o país, o maior número de unidades brasileiras já autorizadas pelo país asiático em um único anúncio, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na terça-feira (12).
Entre as 38 plantas habilitadas, 24 são abatedouros de bovinos, oito de frango, um estabelecimento de bovino termoprocessado e cinco entrepostos. Antes das novas habilitações, o Brasil tinha 106 plantas autorizadas a exportar para a China, das quais 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e um de asininos (jumentos).
Os 24 abatedouros de carne bovina autorizados a exportar para a China na mais recente lista estão nos estados do Pará (4 unidades), São Paulo (1), Goiás (2), Tocantins (1), Mato Grosso (6), Mato Grosso do Sul (5), Rio Grande do Sul (1), Minas Gerais (1) e Rondônia (3). O entreposto e a planta de carne bovina termoprocessada estão ambos no Rio Grande do Sul.
Os oito frigoríficos de carne de frango estão no Paraná (5 unidades), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (1). Os entrepostos para carne de frango são do Paraná (1) e Santa Catarina (2). O entreposto de carne suína habilitado fica em Itajaí (SC).
“Há boas expectativas sobre o desempenho das vendas brasileiras para o país asiático com estas habilitações, especialmente porque novos grupos empresariais terão pela primeira vez acesso a este importante mercado”, disse o diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua, em comunicado divulgado pela entidade.
Empresas habilitadas
A JBS é a empresa com o maior número de plantas autorizadas a exportar para a China. A companhia recebeu habilitação para as plantas de carne bovina em Santana do Araguaia (PA), Campo Grande (MS), Pimenta Bueno (RO), Diamantino (MT), Naviraí (MS), Confresa (MT), Alta Floresta (MT), Campo Grande (RS), Marabá (PA) e Pontes e Lacerda (MT).
Para exportar carne de frango, a JBS teve autorização para a planta da Seara em Santo Inácio (PR). Os entrepostos da Seara em Itajaí (SC) também foram habilitados a exportar carnes de frango e suína para a China.
A Marfrig recebeu autorização para exportar carne bovina in natura da planta de abates em Bataguassu (MS) e carne bovina termoprocessada da planta do complexo Pampeano Alimentos, em Hulha Negra (RS).
A Minerva teve habilitadas suas unidades de carne bovina em Araguaína (TO) e Janaúba (MG).
Ainda entre as plantas autorizadas a exportar carne de frango, estão a unidade da BRF em Chapecó (SC) e da Aurora Coop em Guatambu (SC).
Confira a lista completa das empresas habilitadas divulgada pelo Mapa.
Por Anna Flávia Rocha
Fonte: CarneTec Brasil