Com o objetivo de desenvolver o agronegócio paulista por meio da inovação tecnológica, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, participou da inauguração do AptaHub Ribeirão Preto, em unidade do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) nesta quarta-feira (06/03).
O AptaHub é uma rede de ambientes que promove a cultura de inovação e amplia a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista e nacional, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento científico e tecnológico. A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, com execução do Cietec e coexecução Wylinka e ImpactHub.
“A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) é muito rica, com institutos centenários, que desenvolveram o agronegócio brasileiro com o desenvolvimento de mudas, sementes, pesquisas e inovação. Isso começa em ambientes como esse, da AptaHub”, celebrou o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.
Atualmente, são 7 espaços que possuem o objetivo de desenvolver novos negócios no agro e estão localizados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e Santos. O foco está em apoiar e fomentar soluções tecnológicas e intensivas em conhecimento do setor (agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, alimentos, indústrias e setores correlatos).
Durante todo o dia, o espaço ficou de portas abertas para receber convidados e pessoas interessadas em se aproximar do AptaHub e conhecer o novo espaço de inovação de Ribeirão Preto. Também estiveram presentes os diretores dos institutos que atuam na região (Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) e Instituto Agronômico IAC-Apta), o coordenador da APTA, Carlos Nabil e startups residentes do AptaHub, que apresentaram suas soluções tecnológicas para o Secretário.
“Essa unidade, esse centro de zootecnia, surge como um ponto central da região, criando um polo em Ribeirão. Isso é importantíssimo pra gente, traz ideias novas, agrega startups e incentiva pesquisadores mais antigos, que possuem a expertise”, destacou Enilson Ribeiro, diretor geral do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta).
O investimento total do AptaHub é de R$ 13,5 milhões e apenas em ambientação dos 7 espaços, foram investidos R$ 580 mil, com o objetivo de se aproximar de tendências internacionais, criando oportunidades de projetos intersetoriais, integrando comunidade acadêmica, instituições públicas e setor privado.
“O objetivo do AptaHub é fomentar o desenvolvimento tecnológico e gerar negócios que beneficiem a sociedade. O conjunto dos sete institutos da APTA, em 40 cidades do Estado, conta com 500 cientistas e possui histórico de desenvolvimento de pesquisa, conhecimento e tecnologia de mais de 100 anos. Por isso, precisamos compartilhar esse conhecimento entre as instituições e com a sociedade”, afirmou Sérgio Tutui, gestor do projeto AptaHub.
Com o projeto, a APTA busca integrar as atividades das sete Instituições de Pesquisa da Secretaria de Agricultura – Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto de Zootecnia (IZ) e APTA Regional –, além de estimular a relação com a iniciativa privada, acelerando processos inovadores que beneficiem os setores do agronegócio paulista e nacional.
“A parceria com a iniciativa privada é muito importante. Contem comigo para expandirmos ainda mais o programa, inaugurando novas unidades em outras regiões do Estado, trazendo mais força e vitalidade para o agro pauista”, afirmou Guilherme Piai.
Fonte: Assessoria de Comunicação SAA/SP