DESTAQUES DO DIA

No Ano Novo vietnamita, a moda é o consumo de pés/patas do raríssimo “frango-dragão”

O frango esteve entre as principais matérias deste último fim de semana, sábado e domingo de Carnaval, no noticiário internacional,.

No domingo (11), foi manchete nos EUA na grande final do campeonato de futebol americano, o Super Bowl. Enquanto assistiam ao jogo e torciam, os norte-americanos – apontam as notícias – consumiram mais de 1,4 bilhão de asinhas de frango.

Já no dia anterior (sábado, 10), o frango foi notícia a partir do Vietnã, onde – segundo a Agência Reuters – a comemoração do Ano Novo tem como um dos pratos tradicionais o frango-dragão, ave cujos pés/patas têm o diâmetro “de uma lata de cerveja”.

A propósito, escreve a Reuters que, “conhecido por seus pés excepcionalmente grandes, o frango Dong Tao é, há gerações, uma iguaria para os habitantes do Vietnã. Seu consumo, raro, ocorre principalmente no feriado do Ano Novo Lunar”, comemorado exatamente no último sábado, 10 de fevereiro. Prossegue a matéria:

A raça rara de aves, também conhecida como frango-dragão, possui um par de pés vermelhos escamosos do tamanho de uma lata de cerveja e é originária de Dong Tao, vila a 30 quilômetros a sudeste de Hanói, a capital do Vietnã.

Acredita-se que o frango Dong Tao – que chega a pesar até 6 kg quando totalmente adulto e sempre esteve reservado apenas para a realeza – traga boa sorte e riqueza aos seus proprietários.

Hoje, a procura de frango Dong Tao – “cuja carne tem uma textura crocante, um aroma perfumado distinto e um sabor rico” – aumentou acentuadamente, apoiada por um número crescente de milionários numa das economias de mais rápido crescimento da Ásia.

“Um frango-dragão adulto, com pelo menos um ano de idade, criado na aldeia de Dong Tao, é vendido por até 5 milhões de dong (pouco mais de R$1.000,00) e, às vezes, por até 10 milhões de dong”, explica Le Trong Dung, um criador de frangos da aldeia.

“As partes mais valiosas do frango são justamente as pernas, explica Nguyen Thi Hong Nhung, uma avicultora local, enquanto segurava um galo de dois anos nas mãos.

Para Loc Duc Toan, um chef de 25 anos de Hanói, o frango Dong Tao tem seu melhor sabor aos 13 a 15 meses de idade, acrescentando que cozinhar no vapor é uma das melhores maneiras de prepará-lo.

“Quando cozido no vapor, a pele fica crocante, com um aroma próprio e uma carne mais doce em comparação com outro frango normal”, ressalta.

Atualmente, o frango-dragão é criado também fora da aldeia, oferecendo uma oportunidade para uma gama mais ampla de consumidores. Mas – de acordo com o responsável agrícola local, Phan Van Hieu – aqueles criados na aldeia e alimentados exclusivamente com arroz em casca e milho têm o melhor sabor.

“A produção ainda não atende à demanda interna”, disse Hieu. “Tenho certeza de que você não encontrará frango Dong Tao em nenhum restaurante KFC em um futuro próximo.”

Clique aqui
para assistir, no site da Reuters, a documentário sobre o frango-dragão. Ou aqui para conhecer, no site da Wikipedia, detalhes de uma raça, aparentemente, exclusiva do Vietnã.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

No Ano Novo vietnamita, a moda é o consumo de pés/patas do raríssimo “frango-dragão”

error: Conteúdo protegido!