SÃO PAULO (Reuters) – A segunda safra de milho do centro-sul do Brasil deverá atingir 69,5 milhões de toneladas na temporada 2018/19, segundo previsão revisada da consultoria AgRural divulgada nesta quarta-feira, ante 63,8 milhões de toneladas na projeção de abril.
Com isso, a produção total de milho do Brasil atingirá um recorde de 99,2 milhões de toneladas em 18/19, forte recuperação na comparação com a temporada anterior, que resultou em produção de 80,7 milhões de toneladas após uma seca reduzir produtividades.
O recorde anterior era de 97,8 milhões de toneladas em 2016/17.
“As condições climáticas próximas do ideal ao longo de abril, aliadas à umidade no solo herdada das chuvas de março e ao plantio antecipado, levaram a AgRural a aumentar sua estimativa de produção de milho na segunda safra 2019, a safrinha”, disse a consultoria em nota.
A AgRural ainda elevou a previsão de safra de soja do Brasil 2018/19 para 115,3 milhões de toneladas, ante 114,6 milhões na previsão de abril.
“Apesar do ajuste para cima, a produção ainda é inferior ao potencial inicial de 121,4 milhões de toneladas devido às perdas causadas pelo tempo quente e seco de dezembro e janeiro, que prejudicou o enchimento de grãos em áreas de soja precoce semeadas em setembro e outubro”, afirmou.
(Por Roberto Samora)
Foto: Claudio Correia/Jornal Campo Aberto
Fonte: Reuters