DESTAQUES DO DIA

Desempenho do frango abatido na quarta semana de 2024

segunda quinzena prosseguiu na quarta semana de 2024 (21 a 27, cinco dias úteis). Aliás, o frango abatido encerrou o período (sexta-feira, 26) registrando leve reação de preços, antecipando que a próxima chegada de um novo mês pode propiciar não só maior estabilidade, mas também reversão de preços.

Não foi assim em 2022 e 2023. No ano retrasado, o frango abatido chegou aos últimos dias de janeiro alcançando preços cerca de 18% inferiores aos da semana de Natal. No ano passado o recuo foi menor, mas ainda assim elevado: próximo de 14%. Neste ano a queda se mantém, mas não vai além de 5%.

Em decorrência, a média alcançada nas quatro primeiros semanas de janeiro corrente – R$7,37/kg – se encontra menos de 2% abaixo da registrada em dezembro (no ano passado, mais de 8% a menos) e, o mais importante, permanece quase 2% acima da média de janeiro de 2023, revertendo o resultado negativo que persistiu por quase 10 meses (entre o final de março de 2023 e os primeiros dias de janeiro corrente os preços alcançados ficaram abaixo dos registrados em idêntico período anterior).

A estabilidade observada na maior parte do mês parece advir de uma melhor adequação da produção a momento tipicamente de baixo consumo. Mas está relacionada, também, à menor afluência ao mercado independente de aves vivas que, pelo menos em São Paulo, permanece extremamente fraco e com preços que chegam, no máximo, a R$5,05/kg, vinte centavos a menos que o valor corrente em Minas Gerais, onde o mercado se mantém firme e obtém, em relação ao mercado paulista, a maior diferença de preços dos últimos 12 meses.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Desempenho do frango abatido na quarta semana de 2024

error: Conteúdo protegido!