A quinta-feira (25/1) terá a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continuando a atuar sobre boa parte do interior do Brasil, formando um corredor de umidade desde a região Norte até Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia.
O fenômeno também causará tempestades em regiões de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Os três Estados estão sob alerta vermelho, ativo até às 15hrs desta quinta-feira (25/01) e são listados como zonas de “grande perigo”.
Veja a previsão do tempo completa
A região Nordeste terá os temporais mais intensos da quinta-feira, segundo a Climatempo. O oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão têm previsão de chuva com alerta de perigo. O alto volume acumulado deve causar inundações ao longo do dia.
Somente na costa norte da região a chuva acontece de forma passageira, mas ainda assim terão ventos acima de 50 km/h.
No Norte, a ZCAS atua junto com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e colabora para a formação de nuvens carregadas. Boa parte da região terá chuva desde o começo da manhã e dura até a noite. Apenas Roraima e norte do Amazonas seguem com tempo firme e sem chuva.
A metade sul do Rio Grande do Sul deve ter tempo firme, pouca nebulosidade e as temperaturas se elevam no meio da tarde, inclusive na capital Porto Alegre.
Na metade norte, além das áreas de Serra, interior de Santa Catarina e oeste do Paraná terão pancadas de chuva isoladas. De acordo com a Climatempo, o destaque será as chuvas fortes no litoral do Paraná, com precipitações volumosas durante todo o dia e com rajadas de vento com mais de 70 km/h.
No Sudeste, o litoral paulista tem as mesmas condições que o Paraná, com chuva forte prevista ao longo de toda quinta-feira e possíveis problemas. Na capital São Paulo, chove também, mas de maneira um pouco menos expressiva, enquanto no interior a chuva será passageira.
No norte de Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, a chuva acontece a qualquer hora com volumes acumulados expressivos. Segundo a Climatempo, como a chuva já aconteceu com intensidade nos últimos dias, o solo está saturado e pode haver deslizamentos.
Além disso, o litoral e o interior do Rio de Janeiro, o Triângulo Mineiro e o Espírito Santo também se mantêm com o tempo instável.
A região Centro-Oeste terá as principais chuvas no norte de Mato Grosso e norte de Goiás por conta da ZCAS. Boa parte de Mato Grosso do Sul terá sol predominante, poucas nuvens e umidade relativa do ar no oeste e sul do estado abaixo dos 30%.