Novos dados da SECEX/ME abrangendo os quatro principais itens da carne de frango exportada pelo Brasil – aves inteiras, seus cortes, os industrializados e a carne de frango salgada – apontam que os embarques do último mês de 2023 corresponderam ao segundo maior volume não só do ano que passou, mas de toda a história do setor.
Em dezembro foram exportadas, ao todo, 455.033 toneladas (22,60% mais que o registrado no encerramento de 2022), volume superado apenas pelas 504.454 toneladas de março de 2023.
Em decorrência desse desempenho – superior ao esperado pelo setor – o total embarcado no ano que passou chegou aos 5 milhões de toneladas, aumentando 7,67% em relação a 2022 e atingindo novo recorde pelo terceiro ano consecutivo.
Mas como a maior parte do ano foi marcada por preços inferiores aos de 2022 (um retorno à normalidade, depois dos excepcionais valores alcançados no ano retrasado), o aumento na receita cambial foi mínimo, de apenas 1%.
Mesmo assim, foi um resultado também acima do esperado, pois, até novembro, temia-se que a receita cambial de 2023 ficasse aquém da obtida no ano anterior. Dezembro impediu que essa possibilidade se consumasse, garantindo ao setor um novo recorde na receita cambial – este, pelo segundo ano consecutivo.
Fonte: AviSite