Parceria quer incentivar agricultores paulistas a fazerem análise das terras e contribuir com o aumento da prosperidade rural
Após a assinatura do Termo de Cooperação entre a Syngenta e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, a empresa, líder global em soluções agrícolas, visitou a sede da Pasta para alinhar as intenções e iniciar o projeto que visa estimular os agricultores, especialmente os de pequeno e médio porte, a utilizar a análise de solo para promover o desenvolvimento agrícola.
O secretário executivo, Edson Fernandes, ressaltou a importância de proporcionar soluções adequadas para o manejo do solo, promovendo a igualdade social aos pequenos e médios produtores que muitas vezes ficam fora dos avanços do potencial produtivo.
A proposta da empresa é oferecer capacitação teórica e a campo para todos extensionistas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), espalhados em 40 unidades no Estado de São Paulo.
O projeto implantado pelo Instituto Agronômico (IAC) com apoio da Syngenta, vai disponibilizar treinamento sobre boas práticas agrícolas e saúde do solo aos extensionistas da CATI, a serem ministrados por pesquisadores e palestrantes renomados no Brasil e exterior.
O Termo de Cooperação foi assinado pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, durante o evento SP Agro, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento no dia 24 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião foi anunciado um pacote de ações para o setor que é responsável por 40% da balança comercial do Estado.
A Syngenta também convidou a Secretaria de Agricultura a visitar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que faz estudos para o avanço dos tratamentos de sementes e também é a primeira unidade da empresa no mundo a se tornar autossuficiente na geração de energia elétrica limpa, localizado na cidade de Holambra.
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo