DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: exportações de 2023 já podem ter se igualado e até superado as de 2022

O gráfico abaixo mostra como evoluíram, mensalmente, as exportações brasileiras de carne de frango (considerado apenas o produto in natura) de 2019 para cá. Em termos anuais, o único recuo ocorreu em 2020, o tumultuado ano do reconhecimento da pandemia de Covid-19. Mesmo assim o recuo foi pequeno, inferior a meio por cento.

Nos dois anos seguintes, 2021 e 2022, os embarques evoluíram à razão de, aproximada e respectivamente, 8% e 4%, o que representou evolução média, no período, de (também aproximadamente) 4% ao ano.

Em 2023, até novembro, as exportações do produto somaram perto de 4,382 milhões de toneladas, o que significa faltarem menos de 50 mil toneladas para se alcançar o volume registrado no ano passado.

Pois embora ainda estejamos apenas no quarto dia útil de dezembro, esse volume já deve ter sido atingido, eventualmente ultrapassado. Para chegar a essa conclusão basta tomar como referência a menor média diária de embarques registrada neste ano: 17.335 toneladas/dia em janeiro de 2023 (a média, em 11 meses, é de 19.180 toneladas/dia). Se ele foi atingida nos três primeiros dias úteis do mês, serão pouco mais de 53 mil toneladas e um novo recorde na história das exportações brasileiras de carne de frango.

O resultado efetivo somente será conhecido na semana que vem, quando a SECEX divulgar os resultados dos seis primeiros dias úteis de dezembro corrente.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: exportações de 2023 já podem ter se igualado e até superado as de 2022

error: Conteúdo protegido!