DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: volume destinado aos 10 principais importadores aumenta quase 12% até outubro

De acordo com os dados da SECEX/ME, entre janeiro e outubro de 2023 as vendas externas dos quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil – frango inteiro, seus cortes, industrializados e carne de frango salgada – aumentaram perto de 7%.

Porém, analisados os embarques sob o prisma dos países importadores, observa-se que o incremento obtido esteve todo centrado nos dez principais destinatários do produto, cujo volume nos passados dez meses aumentou perto de 12%.

Mas nem todos os integrantes do grupo contribuíram para esse aumento. Pois Emirados Árabes Unidos, Japão, Filipinas e Países Baixos importaram neste ano menos do que no mesmo período de 2022. Ou seja: somente 60% deles atuaram no incremento, principalmente China (30% a mais), África do Sul (+25%), México (quase 21% a mais) e Iraque (aumento, expressivo, de praticamente 180%).

Em outras palavras, a centena e meia (ou pouca coisa mais) dos demais importadores da carne de frango brasileira acumula no ano volume que representa redução anual pouco superior a meio por cento e que, por sua vez, gera receita 5% menor que a de um ano atrás.

A receita proporcionalmente menor, decorrente da queda no preço médio é observada também entre os 10 principais importadores. Mas, entre eles, o resultado ainda é positivo, apresentando acréscimo de quase 6,3%. É o que garante, até aqui, o aumento próximo de 2% na receita cambial global do produto.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: volume destinado aos 10 principais importadores aumenta quase 12% até outubro

error: Conteúdo protegido!