O Fundecitrus realizou, nessa quinta-feira (9), palestra de conscientização sobre a importância da citricultura e os cuidados para evitar o avanço do grenning na Escola Técnica Estadual Arnaldo Pereira Cheregatti – ETEC, em Aguaí (SP).
Cerca de 200 alunos dos cursos técnicos de Administração e Marketing participaram da palestra no período da manhã, 30 alunos de Informática no período da tarde e 80 alunos dos cursos de Administração, Segurança do Trabalho e Farmácia vão participar no período noturno.
Aguaí está entre os dez maiores municípios produtores de laranja do estado, movimenta a economia e emprega muitas pessoas da região. Por isso, as palestras levaram informações sobre a importância da citricultura na cidade, as formas de manejo sustentável para o controle de pragas e doenças e o controle externo do greening.
“Muitos alunos têm familiares que trabalham na citricultura e podem ajudar a divulgar essas informações. Precisamos diminuir as fontes de inóculo na cidade para evitar a disseminação do grenning, além da conscientização da população para que todos colaborem com a erradicação de plantas de citros e murtas em suas residências”, destaca o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto.
Além das palestras, os estudantes ganharam laranjas que foram doadas pelos produtores da região.
Essa ação na escola é uma continuidade de um projeto iniciado na cidade em janeiro de 2023, em parceria com a prefeitura, após os profissionais do Fundecitrus terem realizado uma avaliação e constatado que nas áreas urbanas da cidade existem diversas plantas ornamentais como murta (dama-da-noite) e plantas de citros (limão e laranja) que são atrativas ao psilídeo, inseto vetor do greening, ampliando a disseminação do inseto transmissor da doença.
Fonte: Fundecitrus