O embargo japonês à carne de frango de Mato Grosso do Sul continuava em vigor na quarta-feira (18), mais de um mês após o anúncio da suspensão devido a um foco de gripe aviária de alta patogenicidade registrado em ave doméstica no estado, segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro.
“O período necessário para retomar as exportações já foi cumprido e o Ministério da Agricultura e Pecuária aguarda pronunciamento do governo japonês, quanto à retirada da suspensão”, disse o Mapa em nota enviada à CarneTec na manhã de quarta-feira.
As autoridades sanitárias japonesas suspenderam os embarques de produtos avícolas sul-mato-grossenses em setembro, incluindo produtos cárneos de aves, ovos, produtos derivados e aves vivas, após o registro de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade em uma ave de fundo de quintal.
Mato Grosso do Sul exportava cerca de 2,5 mil toneladas de carne de frango por mês para o Japão, equivalente a 0,7% do total exportado pelo Brasil mensalmente, antes do embargo, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) à época.
Quando o embargo foi anunciando, a ABPA disse que todas as unidades exportadoras de carne de frango presentes em Mato Grosso do Sul são de empresas que mantêm plantas em outras unidades federativas, e a expectativa era de que houvesse uma reorganização do fluxo da exportação para que os impactos gerados pela decisão japonesa fossem minimizados.
Por Anna Flávia Rochas
Fonte: CarneTec Brasil