Nesta terça-feira (17), aconteceu mais uma edição da cerimônia de entrega do Prêmio Josué de Castro, no Salão Nobre da Secretaria. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP) realizou a premiação com uma programação especial alusiva ao Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado no dia 16 de outubro. A data foi criada com o intuito de incentivar uma reflexão sobre o cenário alimentar do planeta.
Durante a abertura do evento, o secretário Guilherme Piai reforçou a importância da implementação de políticas públicas, pesquisas e soluções para o combate à fome e anunciou a implementação de um programa estadual para a distribuição de alimentos, o “Cesta Verde”, que terá objetivo de atender pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. “Vamos comprar produtos diretamente da agricultura familiar e entregar para os mais necessitados. Este trabalho será um conjunto de esforços para promover a segurança alimentar. Não vamos nos limitar e tornaremos esse um compromisso com a população”, enfatizou Piai.
Para o secretário executivo, Edson Fernandes, premiações como estas fazem o Estado crescer e ajustar inovações para o combate à fome. “Reconhecer e fortalecer ações e pesquisas para enfrentar a insegurança alimentar e nutricional é nosso principal objetivo. É uma honra poder resgatar a memória desse grande brasileiro e nordestino, que foi Josué de Castro e que na década de 50 nos deixou esse legado em termos de segurança alimentar”, concluiu Fernandes.
O secretário também aproveitou a ocasião para saudar os projetos e ações desenvolvidos na Secretaria de Agricultura, que fornecem aos governos municipais recursos na garantia da segurança alimentar.
Também compuseram o palco o diretor executivo do da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), Lucas França Bressanin, o prefeito de Taubaté, José Saud, a vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), Rosana Gaspar, a coordenadora da Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI), Vanuzia Teixeira, e o professor da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Registro/SP, Luís Carlos.
Premiados
Na categoria de “Programa ou Projeto de Políticas Públicas”, desenvolvido por órgãos municipais ou estaduais de São Paulo, o 1º lugar ficou com o trabalho “Inclusão Produtiva” à Prefeitura da Estância de Atibaia, em 2º o trabalho “Padaria Solidária – Inovação no Combate à Fome e Ao Desperdício de Alimentos”, da Prefeitura Municipal de Araraquara e em 3º o trabalho “Educação Alimentar e Nutricional na Escola Creche – Provando e Vivendo os Alimentos”, da Prefeitura Municipal de Lins.
Já na categoria de “Melhor Pesquisa Científica” realizada por universidades ou instituições de pesquisas públicas ou privadas do Estado”, o 1º lugar ficou o trabalho “Educação Alimentar no Espaço Escolar e a Eliminação do Desperdício de Alimentos”, da Universidade Federal do ABC, em 2º o “Trabalho de Promoção de Saúde e Prevenção do Envelhecimento na Síndrome de Down Através de Hábitos de Vida Saudáveis”, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e o 3º o trabalho “Batata-doce Biofortificada: Uma Ferramenta no Combate a Deficiência de Vitamina A”.
Além da cerimônia de premiação, foi lançada mais uma edição da Coleção AgroSP na Mesa, desta vez fortalecendo a cadeia produtiva do alimento que não pode faltar no prato: Arroz e Feijão.
Já no salão da SAA, aconteceu a abertura da 2ª Exposição de Segurança Alimentar com 13 expositores: Associação Banarte E Artesãs, Associação Cultural Assistencial São Cosme E São Damião De Carapicuíba, De Matriz Africana, Cati/ Saa, Cooperativa Orgânicos Cooper, Desans/ Saa, Fatec Mogi, Guarani, Da Aldeia Jaraguá, Itesp/ Saa, Penitenciária Estadual De Cerqueira César, Prefeitura Municipal De Diadema, Projeto Batuque Na Cozinha – A Comida Da Gente Contada Pela Gente, Sindicato Dos Nutricionistas e Unifesp Santos.
A programação da 28ª Semana Estadual de Alimentação Saudável segue até dia 20 de outubro. Confira a programação completa:
Dia 18 de outubro
Local: Sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Praça Ramos de Azevedo, 254 – 1º andar – Salão Nobre – Centro – SP
Às 9 horas – Abertura “Circuito Estadual: Dialogando Segurança Alimentar”
9h15 – Lançamento do site da COSALI
9h30 – Mesa de debates sobre experiências estaduais em segurança alimentar
“Os desafios da implementação da política pública de segurança alimentar nos territórios” – Vanuzia Teixeira – coordenadora de Segurança Alimentar, da COSALI, vinculada a SAA/SP
“Experiência do Espírito Santo com o Programa Estadual Compra Direta de Alimentos – nutricionista Thais Cristina Alves Guerra, técnica da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social/SETADES/ES
“Segurança alimentar e seus desafios estruturantes” – nutricionistas Flávia Edimara da Silva – Coordenadora de Equipamentos Públicos de SAN, do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN) do Estado do Paraná
Segurança Alimentar e desafios do Distrito Federal (DF), Vanderléa Fátima Cremonini – Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional SEDES/DF
Diagnóstico de Segurança Alimentar no Estado de São Paulo – Soraia de Fátima Ramos – Pesquisadora do Instituto de Economia Agrícola (IEA)/SAA
13 horas – Abertura para perguntas e encerramento
Inauguração Projeto Estadual Cozinhalimento
Dia 19 de outubro
Horário: 10 horas
Local: Rua Gustavo Gomes da Costa, S/N, jardim alto alegre. (esquina com a Av. Marcos Pícolo) Taciba/ São Paulo
Horário: 14h30
Local: Rua Urcezino Ferreira, 04 – Baixio – Itanhaém – São Paulo
Dia 20 de outubro
Horário: 14 horas
Local: Rua Paraná 592 – Marinopolis/SP
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo