DESTAQUES DO DIA

Carne de frango: apesar da exportação aquém do esperado em setembro, total anual aproxima-se dos 4 milhões/t

Os dados da SECEX/ME abrangendo os quatro principais itens de carne de frango exportados pelo Brasil – frango inteiro, cortes, industrializados e carne de frango salgada – confirmam que o volume embarcado em setembro último corresponderam ao segundo menor volume deste ano, superando apenas o que foi exportado em fevereiro passado.

Ao todo, foram exportadas em setembro 388.344 toneladas de carne de frango, perto de 95% delas representadas por produto in natura. O resultado correspondeu a uma queda de quase 11% sobre o mês anterior e a um aumento de apenas 1,2% sobre o mesmo mês do ano passado.

Agora, em nove meses, o total exportado supera ligeiramente os 3,8 milhões de toneladas, volume que representa aumento de, aproximadamente, 8% sobre idêntico período anterior. Mas como, nesse espaço de tempo, o preço médio registrado regrediu perto de 4%, a evolução da receita cambial foi bem menor, os US$7,450 bilhões do período significando aumento de 3,62%.

Ainda que o desempenho de setembro tenha ficado aquém do esperado (até 15 dos 20 dias úteis de setembro os números da SECEX/ME sinalizavam embarques da ordem de 424 mil toneladas só de produto in natura), o total até aqui acumulado apresenta um indicador interessante: a superação, neste mês, dos 4 milhões de toneladas.

Detalhando essa perspectiva observa-se que na primeira semana de outubro o volume exportado somou 102 mil toneladas – só de produto in natura. E isto somado aos pouco mais de 3,812 milhões de toneladas embarcadas entre janeiro e setembro totaliza, aproximadamente, 3,915 milhões de toneladas. Ou seja: faltam cerca de 85 mil toneladas. Que podem estar sendo alcançadas nesta semana ou, no máximo, na semana que vem. É algo que ocorre pela primeira vez no período janeiro/outubro.

compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram

Carne de frango: apesar da exportação aquém do esperado em setembro, total anual aproxima-se dos 4 milhões/t

error: Conteúdo protegido!