O Departamento de Segurança Alimentar realiza cursos e palestras e supervisiona as ações
A Coordenadoria de Segurança Alimentar (Cosali) por meio de seu Departamento de Segurança Alimentar (Desans), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, capacitou mais de 70 pessoas nas cozinhas de Tejupá e Arandu, interior de SP, nos dias 12 e 13 de setembro. Os participantes foram treinados na temática “Alimentação saudável e montagem de saladas de pote” e “Pães caseiros”.
O Projeto Cozinhalimento abrange pilares muito relevantes para a promoção da Segurança Alimentar. “Além dos conceitos de alimentação saudável, ensina sobre o aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas na cozinha e, também, estimula a geração de renda e incentiva o empreendedorismo social”, detalha Milene Massaro Raimundo, diretora do Desans.
Ao final do treinamento, alunas como Fernanda di Paula, Fernanda Galdino e Luzia Christina Dias Vetrone mostraram-se satisfeitas ao falar sobre o curso.
“Eu achei o curso excelente, consegui absorver 100% do conteúdo, com certeza vou colocar tudo em prática e estou animada para mudar meus hábitos alimentares. Penso em fazer as saladas de pote para comercializar, pois é muito prático e vai me ajudar a ter independência financeira”, destaca di Paula.
Galdino gostou muito do curso e disse que adorou todas as técnicas que aprendeu. “Pretendo fazer os pães para vender, e começar imediatamente para ajudar na renda em casa.”
Luzia Christina Dias Vetrone também falou que vai colocar tudo em prática na sua casa, para melhorar a alimentação da minha família. “Inclusive as receitas do livro que ganhamos são maravilhosas e já vou tentar fazer algumas no final de semana.”
Cozinhalimento
O Projeto Estadual Cozinhalimento promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional, com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis, geração de renda e ações sociais para a população mais vulnerável.
O Departamento de Segurança Alimentar (Desans) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, responsável pelo Projeto, realiza cursos e palestras e supervisiona continuamente a execução dessa ação, proporcionando assim o desenvolvimento de uma agenda prática e proativa junto aos 305 municípios conveniados.
Lisley Silvério (MTb. 26.194)
lsilverio@sp.gov.br
Diretora do Departamento de Comunicação Regional – SAA
Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional
Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo